A Chancelaria Mackenzie realizará a conferência internacional Um Evangelho Público: Evangélicos, Neocalvinistas e a Sociedade, uma oportunidade para debater o relacionamento entre o evangelicalismo e o neocalvinismo. O evento ocorrerá entre 21 e 23 de maio de 2025 no campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. A abertura ocorrerá no dia 21, às 19h, no auditório Ruy Barbosa.
A conferência contará com a participação do chanceler do Mackenzie, rev. Robinson Grangeiro, pastor titular da Igreja Presbiteriana de Tambaú em João Pessoa (PB); da professora Associada de Religião e Teologia na Redeemer e Pesquisadora Associada do Instituto de Pesquisa Neocalvinista da Universidade Teológica de Kampen, Jessica Joustra; do pastor da Igreja Esperança em Belo Horizonte, rev. Guilherme de Carvalho; e do cofundador e coordenador pedagógico do Colégio Invisível (InC) nos cursos de Teologia e Filosofia, Pedro Lucas Dulci.
Este evento marca o primeiro de três encontros internacionais dedicados a explorar o caráter cada vez mais global do pensamento e da prática neocalvinista e como estão intimamente ligados e, de forma significativa, distintos do evangelicalismo - movimento cristão global cujo amplo impacto público tem sido sentido em todo o mundo nas esferas sociais da política, dos negócios, da mídia, da ciência e da cultura. As futuras conferências estão programadas para a Ásia e a África, expandindo o alcance desse importante debate para diferentes regiões do mundo.
A conferência reunirá um grupo interdisciplinar de acadêmicos e estudantes de diversas partes do mundo, que participarão de uma série de palestras, painéis e debates. O evento conta com o apoio da Universidade de Edimburgo, do Seminário Teológico Fuller e da Universidade Teológica de Utrecht.
Os palestrantes e painéis plenários cultivarão um diálogo crítico entre as abordagens evangélicas e neocalvinistas, considerando, historicamente, como essas duas tradições se relacionaram em diversos contextos globais como na Holanda, no Brasil, na África do Sul e em outros lugares. A conferência investigará como o caráter teológico e os métodos distintos de cada tradição moldaram suas posturas e práticas em relação à vida pública. Eticamente, será debatido como os julgamentos morais feitos por evangélicos e neocalvinistas nas esferas da política, das artes, da economia e da educação podem ser avaliados e de que maneira esses julgamentos refletem os valores centrais de cada tradição.
Além disso, um dos objetivos da conferência será promover a reflexão sobre de que maneiras essas duas tradições podem se informar, desafiar e transformar uma à outra de maneira mais produtiva no futuro. O evento será um espaço rico para o diálogo e o aprendizado sobre como o evangelicalismo e o neocalvinismo, em seus contextos globais, podem continuar a impactar e transformar a vida pública nos dias de hoje.
Serviço
Conferência Internacional Um Evangelho Público: Evangélicos, Neocalvinistas e a Sociedade
Data: de 21 a 23 de maio
Local: auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Informações e inscrições:clique aqui