CEFT realiza simpósio em comemoração aos 507 anos da Reforma Protestante

Compartilhe nas Redes Sociais
Evento discutiu sobre a Reforma Protestante e suas interfaces com a educação

01.11.2024


No dia 31 de outubro, o Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou o Simpósio As Reformas Protestantes e suas interfaces com a educação, no Centro de Histórico e Cultural do Mackenzie (CHCM), campus Higienópolis. O evento, resultado de um projeto do Mack Pesquisa, iniciado em 2016, foi realizado em comemoração aos 507 anos da Reforma Protestante. 

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira, a junção entre religião e educação forma pessoas que além do aprendizado escolar, têm a expertise do crescimento espiritual. “Um ethos voltado para solidariedade, promoção do bem, construção de pontes, geração de esperança, auxilia na educação e construção do ser humano. Nessa universidade, sempre buscamos melhorar, e evidentemente auxiliar o próximo”, destacou. 

O capelão do Mackenzie, reverendo Jouberto Heringer, disse que “este simpósio possa servir para que pensemos bastante, e que consigamos trazer do passado, como a Reforma Protestante, para o presente elemento que nos ajudem a viver e a vencer alguns desafios atuais”. 

O simpósio, que foi repleto de aprendizado e debate, contou com palestras sobre a Reforma Protestante e educação. A mesa-redonda foi moderada pelo coordenador do curso de Teologia da UPM, Mario Sérgio, e ministrada por profissionais relevantes na área, como o professor de Pedagogia da UPM, Ricardo Bitun; o professor de História da UFMA e UFRRJ, Lyndon Santos; e o professor de História da UPM, Sérgio Ribeiro.  

Na conferência também ocorreu o lançamento do livro “A liberdade religiosa a partir do pensamento de Roger Williams”, escrito pela aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da UPM (PPGEAHC), Ingrid Di Mônaco. 

O evento foi finalizado com a conferência de encerramento, que contou com a palestra do coordenador do CHCM, Eduardo Abrunhosa, com a mediação do diretor do CEFT, Lamartine de Oliveira. O pró-reitor de Graduação da UPM, Marcos Nepomuceno, esteve presente no evento.