Conselho Universitário se reúne para Reunião Extraordinária

Compartilhe nas Redes Sociais
Membros do CONSU-MACK durante Reunião Extraordinária no Edifício João Calvino | Foto: Wilson de Camargo Rocha / NTAI

14.03.2022


Reunião Extraordinária do Conselho Universitário (CONSU) em comemoração aos 70 anos da UPM

Na última sexta-feira (11), o Conselho Universitário (CONSU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou uma Reunião Extraordinária em alusão à primeira reunião do CONSU, conforme programação comemorativa dos 70 anos da UPM.

O chanceler do IPM  e presidente de honra do CONSU-UPM, Rev. Robinson Grangeiro Monteiro, saudou os conselheiros, congratulando a todos pelo aniversário da universidade, um marco histórico significativo para a instituição. Ele destacou a milenar tradição do governo colegiado, base do sistema presbiteriano de governo e das modernas democracias.
Tomando por base Êxodo 18:21 – “Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez” – ele refletiu sobre a orientação do sogro do líder Moisés para que ele compartilhasse a responsabilidade do governo do povo de Deus com líderes devidamente escolhidos, capazes, tementes a Deus e que buscassem a excelência e generosidade, a fim de que liderassem o povo em todo tempo.
“Princípios contemporâneos de governança e gestão já estavam presentes cerca de 4 mil anos atrás e da mesma forma, tanto o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), mantenedor da UPM, quanto a própria UPM têm uma história marcada pela contribuição de homens e mulheres, grandes vultos e pequenos anônimos, que fizeram dos humildes começos, essa grande instituição que temos hoje”, destacou o chanceler.
Como conclusão, o chanceler reafirmou o que é mais importante na história mackenzista: “O maior patrimônio do Mackenzie é o mackenzista que, em cada geração, preserva a identidade institucional, a visão, a missão, os princípios e os valores éticos, e entregam à próxima geração, uma instituição melhor do que quando receberam. Este é o nosso mandato hoje, quando a UPM completa 70 anos de existência.”

O início da UPM
No dia 7 de fevereiro de 1952 o presidente da República autorizou o Decreto nº 30.511 que reconheceu a Universidade Mackenzie como instituição de Ensino Superior, com quatro faculdades, cursos variados e uma gama de alunos matriculados e formados. A primeira reunião do Conselho Universitário foi feita no dia 11 de março desse mesmo ano e, no dia 16 de abril, foi instalada oficialmente a Universidade Mackenzie.
Foram indicados e tomaram posse o primeiro reitor, o engenheiro Henrique Pegado, da Faculdade de Engenharia e, o vice-reitor, o professor Christiano Stockler das Neves, da Faculdade de Arquitetura. Em 1995, a instituição passou a ser chamada Universidade Presbiteriana Mackenzie e, assim, consignou o objetivo confessional e missional dos fundadores do Mackenzie desde 1870.