Parecidos, mas não muito: a diferença entre Sistemas da Informação e Ciência da Computação

Compartilhe nas Redes Sociais
Apesar de formações próximas, existem diferenças na atuação dos profissionais formados nesses cursos 

04.11.2024 Universidade


Os cursos de Ciências da Computação e Sistemas da Informação são voltados para a área da computação. Apesar de usarem a mesma “matéria prima”, os dois cursos possuem direcionamentos distintos e, portanto, formam profissionais de atuações diferentes. A questão parece provocar dúvidas em muitas pessoas que pensam em trabalhar na área da computação e tecnologia. Portanto, para esclarecer, conversamos com os coordenadores de ambos os cursos da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) para entender as diferenças e possibilidades de cada formação.  
  
No Mackenzie, ambos os cursos estão na Faculdade de Computação e Informática (FCI), no campus Higienópolis. No entanto, os cursos também são oferecidos no campus Alphaville da UPM.  
  
Semelhanças 
  
Além do fato de ambos lidarem com tecnologia da informação e computação, existem outros pontos em comum entre os cursos. Em ambos, se estuda: 
  
- Fundamentos da Programação, com linguagens como Python e Java 
- Estruturas de Dados e Algoritmos, fundamentais para resolver problemas computacionais de forma eficiente 
- Desenvolvimento de Software, que tratam do processo de desenvolvimento, testes e manutenção de sistemas e aplicativos. 
- Banco de Dados, pois ambos os cursos lidam com o armazenamento e a manipulação de informações. 
- Redes de Computadores, além de comunicação entre sistemas e segurança de redes, embora a profundidade e o enfoque possam variar. 
- Sistemas Operacionais, o que inclui gestão de recursos, processos e gerenciamento de memória. 
  
Nos cursos da UPM, os estudantes também participam de projetos, que envolvem a aplicação de conhecimentos teóricos em situações do mundo real, promovendo trabalho em equipe e habilidades de resolução de problemas, e são inseridos em um universo inovador, com abordagem das novas Tendências Tecnológicas, como inteligência artificial, big data e computação em nuvem, preparando os alunos para o mercado de trabalho. 
  
A diferença entre cada um dos cursos da FCI está na profundidade e o enfoque de cada um desses aspectos que são semelhantes.  
  
E as diferenças? 
  
O professor Fabio Gamarra Lubacheski, coordenador de Ciência da Computação, explica que o curso tem foco nos fundamentos teóricos, ciência e matemática. “A Ciência da Computação busca explorar os princípios por trás de algoritmos, computação e análise de dados. É indicado para um estudante que gosta de matemática, algoritmos e de resolver problemas complexos”, aponta.  
  
Já a professora Regiane Moreno, coordenadora de Sistemas de Informação, o curso é voltado para a aplicação da tecnologia da informação em ambientes organizacionais e conta com disciplinas sobre gestão, análise de sistemas, banco de dados, gestão de projetos, estratégias de TI e desenvolvimento de software voltado para negócios. “É focado em habilidades de comunicação, entendimento do negócio, e capacidade de implementar soluções tecnológicas práticas”, destaca.  
  
A diferença, portanto, está que a Ciência da Computação) lida diretamente com os fundamentos científicos e teóricos da área, com foco no desenvolvimento de algoritmos, enquanto Sistemas da Informação lida com a aplicação prática e a interface da tecnologia. 
  
E no Mercado de Trabalho tem diferença? 
  
Sim. Após se formarem, os alunos de Sistemas e Ciência da Computação podem até atuar em áreas semelhantes. No entanto, algumas vagas são específicas para cada um.  
  
Regiane Moreno enumera as possibilidades do profissional de Sistemas da Informação: Análise de Sistemas, Gestão de Projetos de TI; Desenvolvimento de Software; Administração de Banco de Dados; Consultoria em TI; Suporte Técnico e Help Desk; Gestão de Segurança da Informação; E-commerce e Marketing Digital; Business Intelligence e Análise de Dados; Desenvolvimento de Sistemas Web. 
  
“O mercado de trabalho costuma ter um enfoque maior em empresas, consultorias, e posições que envolvem a interseção entre tecnologia e gestão. Essas áreas demonstram a versatilidade do curso e a demanda por profissionais de Sistemas de Informação em diferentes setores”, explica. 
 
Já Fabio Lubacheski afirma que os alunos de Ciência da Computação tendem a trabalhar em áreas mais técnicas e inovadoras, como Desenvolvimento de Software, Ciência de Dados, Segurança Cibernética, Inteligência Artificial e Pesquisa. “Podem atuar como engenheiros de software, cientistas de dados, desenvolvedores de IA ou pesquisadores acadêmicos”, diz. 

Estude no Mackenzie

Se você se interessa por Sistemas da Informação ou Ciência da Computação e quer mergulhar de vez no universo da tecnologia, a Universidade Presbiteriana Mackenzie está com inscrições abertas para o Vestibular 2025.1. Não perca a chance de estudar na melhor universidade privada de São Paulo. Todas as informações estão disponíveis no site. Faça agora mesmo sua inscrição!