14.09.2022 Universidade
Três professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foram selecionados para a segunda etapa da 4ª edição do Prêmio Interamericano de Modelos Educacionais Inovadores em Ensino Superior (Prêmio MEIN-2022). Ivo Pons, Celso Sampaio e Afonso Castro apresentarão projetos de suas disciplinas na atual fase da premiação.
O Prêmio MEIN-2022 tem como objetivo promover a difusão, compartilhamento de práticas bem-sucedidas de inovação educacional em Instituições de Ensino Superior (IES) - que incluem experiências e resultados atuais que demonstram o seu impacto - e procura criar pontes entre o meio universitário e as diferentes comunidades e setores industriais. A premiação é oferecida pela Organização Universitária Interamericana (OUI), formada por dirigentes, professores, pesquisadores e estudantes do ensino superior em 28 países de todas as Américas.
“Esta indicação para a premiação coloca a nossa Universidade em contato com importantes instituições de ensino e pesquisa da América, permitindo um intercâmbio de ideias e a abertura de canais de participação para os nossos alunos e egressos em processos de seleção de bolsas ou cursos em instituições afiliadas à OUI”, afirma o professor Celso Sampaio.
Cada professor mackenzista indicado apresentará um projeto de disciplina diferente, mas em todos fica evidente a preocupação do corpo docente em procurar as melhores metodologias de ensino. “O curso de Design é bastante inovador, em termos de metodologias didáticas. Somos atentos às mudanças para conseguir implementar e testar as melhores práticas. Foi um trabalho de um grande grupo de professores, com a coordenação e direção do curso”, diz outro professor indicado, Ivo Pons.
Já para o professor Afonso Castro, a indicação dos três professores é uma evidência da qualidade do ensino da UPM. “Essa premiação coloca a UPM e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) do Mackenzie como referências para as IES e contribui para a consolidação do papel das universidades como motores de câmbio social na busca de superar as desigualdades sociais e promovendo um mundo mais equilibrado, apoiado pela sociedade do conhecimento”, explica.
Projetos
O professor Ivo Pons apresentou ao Prêmio MEIN o Projeto Quatro, uma disciplina do quarto semestre do curso de Design, em que os alunos desenvolvem projetos dentro da própria disciplina, focando em questões socioambiental e sustentabilidade, em parceria com pequenas empresas, organizações sociais e com o poder público. O resultado de cada trabalho é aplicado na prática. “É uma componente que tem um trabalho intensamente extensionista”, indica o professor.
Já o Celso Sampaio apresentará a disciplina Prática de Canteiro: Experimentações, do curso de Arquitetura e Urbanismo, em que os estudantes podem viver de perto a experiência e as principais tarefas de um canteiro tradicional da construção civil. “A disciplina estimula atividades de experimentações como estratégias para um aprendizado técnico e de integração multidisciplinar”, afirma ele.
Afonso Castro concorre na premiação com o tópico especial (des)construir e ocupar: o reuso como prática social e propositiva, que se configura como pesquisa aplicada por meio de experimentos com materiais descartados, especialmente de demolições, que possam ser reutilizados ou reciclados para aplicações na construção de edificações, mobiliários urbanos ou materiais de acabamento em obras.
“A disciplina adota como conceito o modelo de produção circular como um caminho para a redução dos impactos ambientais e uma hipótese de superação e alinhamento com metas sustentáveis mais adequadas para o futuro da sociedade humana no planeta”, explica o docente.