29.08.2016
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Escola de Engenharia, sediou na última sexta-feira, 26, o 3° Dia da Indústria Heliotérmica, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
O evento é fruto de uma parceria com a plataforma on-line Energia Heliotérmica, gerida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), e a agência alemã GIZ, vinculada ao Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ), e se destina a representantes dos setores privados e públicos nas áreas de energias renováveis, eletricidade e processos térmicos industriais.
Promovida no âmbito da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, a terceira edição do evento reuniu representantes de empresas da cadeia de valor da energia heliotérmica e cientistas dos dois países. A ideia foi proporcionar um espaço apropriado para discutir oportunidades para a indústria e avaliar avanços e desafios relacionados ao futuro da modalidade no Brasil. Para o reitor, doutor Benedito Guimarães Aguiar Neto, “foi uma grande oportunidade de discutir possibilidades de cooperação cientifica e tecnologia com a participação de agências de fomento e a indústria”.
O evento contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento e Inovação do MCTI, Álvaro Prata; Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério das Minas e Energia, Eduardo Azevedo; Cônsul Geral Adjunto do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, Uwe Heye, além de representantes da Câmera de Comércio e Industria Brasil-Alemanha e outras autoridades ligadas à cooperação cientifica e tecnológica de ambos países.