Abertura da Semana do CCBS tem saúde mental dos universitários como tema

Compartilhe nas Redes Sociais
Seis cursos da unidade acadêmica participam, de forma integrada, do evento 

17.05.2023 Universidade


Na terça-feira, 16 de maio, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou a abertura da sua Semana Acadêmica com a palestra Perspectivas e Desafios em Saúde Mental: Um Olhar para os Universitários, no auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis.

Entre os palestrantes estavam os professores da UPM, Cristiane Silvestre de Paula, Natalia Becker e Paulo Sérgio Boggio, e os professores convidados Paulo Rossi Menezes, da Faculdade de Medicina da USP, e Sara Evans-Lacko, pesquisadora na London School of Economics and Political Science.

Os alunos dos seis cursos da unidade acadêmica - Nutrição, Fisioterapia, Ciências Biológicas, Gastronomia, Farmácia e Psicologia – acompanharam as falas sobre saúde mental, tema central da Semana Acadêmica. Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que as taxas de ansiedade entre jovens e adultos no Brasil estão entre as maiores do mundo.

Segundo a professora Cristiane Silvestre, a saúde mental dos universitários sempre foi considerada um ponto muito sério e o contexto brasileiro contribui para a situação. “Achamos que o Brasil é leve e possui um clima bom, mas é um país violento, o medo está sempre presente, as relações são pouco transparentes”, destacou a professora.

Durante a pandemia de covid-19 foi observado uma dificuldade acentuada em lidar e tratar problemas relacionados à ansiedade e à depressão. Os palestrantes ressaltaram que a discussão é de extrema importância, pois há caminhos para minimizar os impactos desses transtornos mentais no ambiente da universidade.

Também foram apresentados resultados do que uma boa saúde mental dos jovens pode ocasionar: redução de comportamentos prejudiciais à saúde, como tabagismo, e melhora nos resultados acadêmicos, nas oportunidades de emprego e nas relações interpessoais.

O diretor do CCBS, Jan Carlo Delorenzi, contou que o objetivo do evento, construído com os estudantes, é promover a integração entre os cursos da área da saúde. “Há uma multiplicidade de olhares que fazia as semanas acadêmicas de cada curso serem independentes, sem uma temática central. A partir deste ano, a semana acadêmica é do CCBS e há um eixo central, as comissões de cada curso trabalharam em parceria e a gente traz um formato mais integrado”, diz.

Para o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, a semana acadêmica é uma oportunidade para ouvir o que especialistas e pesquisadores têm a oferecer. “O aluno tem acesso a pessoas que, usualmente, não teria e a temas relevantes da atualidade”. Ele também destacou o fato da integração entre estudantes e docentes dos diferentes cursos da saúde ser algo positivo.

Estiveram presente no evento o pró-reitor de Extensão e Cultura da UPM, Cleverson Pereira de Almeida; a professora Tais Mallmann Ramos, representando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello; o capelão universitário Rickson Roque, representando o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro.