23.11.2022
Os alunos de Jornalismo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Carina Gonçalves, Jacilene Fernandes e Matheus Santos, concorrem ao 1° lugar do Prêmio José Hamilton Ribeiro de Jornalismo.
“É uma grande satisfação que eles tenham conseguido produzir materiais que sejam reconhecidos por nossos pares. Isso atesta a qualidade de nossos alunos e, também, de nosso curso”, comentou o coordenador de Jornalismo, professor Hugo Harris.
Os estudantes que participaram dos ciclos de palestras foram habilitados a concorrer na Categoria Jovem Talento, nas Modalidades Escrita; e Vídeo ou Rádio. A comissão julgadora avaliou 103 materiais enviados por candidatos de todo estado, e os selecionou entre os 13 finalistas.
A seguir, conheça as iniciativas dos alunos que concorrem à final, participando na categoria Jovem Talento, e nas modalidades Escrita e Vídeo e/ou Rádio:
- Carina Gonçalves : “Fome amenizada pelos alimentos do agronegócio”
- Jacilene Fernandes: “Fome e desperdícios de alimentos: Como a CEAGESP combate esses problemas”
- Matheus Vinícius Santos : “Ciência e Tecnologia contribuem com a produção de laranjas no Brasil”
Jacilene Fernandes, uma das finalistas do sétimo semestre, contou que a principal motivação para competir foi perceber que sua região estava passando por secas e queimadas, algo que impactou muito o agronegócio. “Eu queria muito me envolver nesse aspecto do agronegócio, e nada melhor do que fazer isso conhecendo também uma iniciativa tão educativa”, explica a aluna.
Para o professor Harris, participar do prêmio José Hamilton Ribeiro é uma oportunidade que os alunos têm em vivenciar uma das áreas que o jornalismo cobre. “Abrir o leque de possibilidades é fundamental, e ter contato com o jornalismo que lida com o espaço rural é de grande interesse, ainda mais devido às características geográficas e econômicas de nosso país”, explicou ele.
“Sou do interior de São Paulo e sempre gostei de jornalismo agro, mas não tinha propriedade do assunto. Entendi que seria interessante me desafiar, participar e me especializar em agronegócio”, revelou Matheus Santos, alunos do sexto semestre e finalista do Prêmio.
Nesta edição, os vencedores de cada modalidade receberão como prêmio em 1°, 2° e 3° lugar: notebook; câmera Go Pro Max; e câmera portátil estabilizadora 2DJi, respectivamente. Além da premiação de R$ 10 mil para o vendedor de cada modalidade. A premiação ocorrerá dia 25 de novembro, no município de Ribeirão Preto.
O Prêmio
O Prêmio da Associação Brasileira de Agronegócio de Ribeirão Preto (ABAG/RP), que leva o nome de um dos jornalistas mais premiados do Brasil, José Hamilton Ribeiro, foi criado em 2008 para incentivar e reconhecer o trabalho jornalístico dedicado à divulgação de assuntos ligados ao agronegócio.
Além disso, ele apresenta o setor aos futuros jornalistas, nos tradicionais ciclos de palestras com reconhecidas lideranças da área e visitas monitoradas (suspensas desde 2020 em razão da pandemia).
Em 2012, os resultados do Prêmio passaram a ser considerados na definição do Ranking Jornalistas&Cia, dos Mais Premiados Jornalistas Brasileiros. No ano de 2016 a participação foi aberta para jornalistas profissionais de todo o Brasil, porém concorrendo com pautas sobre o agronegócio paulista.
Durante as 12 edições do Prêmio, mais de 1.500 jornalistas e estudantes participaram das atividades ou inscreveram matérias. Milhares de quilômetros foram percorridos para aproximar jornalistas e estudantes de jornalismo de empresas, propriedades rurais, cooperativas, associações, agroindústrias e instituições de ensino e pesquisa.