Como as redes sociais podem impactar no crescimento profissional

Compartilhe nas Redes Sociais
Confira as dicas do coordenador de relacionamento da SUCOM sobre como utilizar as redes sociais corretamente

19.09.2023


As redes sociais fazem parte do dia a dia. Apenas no Whatsapp, foram registrados mais de 169 milhões de usuários brasileiros, em 2023. A conciliação de seu uso nos âmbitos privado e profissional é um dos grandes desafios de muitos profissionais, empresas e instituições. 

Diego Candido, coordenador de relacionamento da Superintendência de Comunicação e Marketing (SUCOM), responsável pela gestão das redes da instituição, afirma que estes espaços virtuais são essenciais para o crescimento profissional. “Independentemente da área de atuação, é importante ter presença nas redes, já que o mundo se conecta por elas”, afirma o gestor. 

Utilize-as ao seu favor

No Mackenzie, o principal papel das redes sociais é manter o relacionamento com os públicos da instituição. Apesar de a abordagem ser diferente, ao fazer uso das redes com o intuito de alavancar a carreira pessoal, o compartilhamento de novas etapas e conquistas profissionais, pode ajudar no crescimento profissional.

“Compartilhar conquistas e dicas que possam ajudar seu público, como novas tecnologias, leituras inspiradoras e conquistas da equipe ou da empresa que atua, são ótimas maneiras de mostrar ao mercado que tipo de profissional você é”, destaca Candido.

Assuntos sensíveis

Candido afirma que a melhor maneira de evitar confusões nas redes sociais, com possíveis impactos negativos na vida profissional, e até desgastes na vida pessoal, é evitar publicar ou comentar conteúdos ‘sensíveis’. “As redes sociais não possuem regras claras quanto ao comportamento, já que todos podem falar sobre tudo, por isso é fundamental fazer uma autoavaliação antes de postar algo ou fazer comentários”.

O especialista dá algumas dicas para utilizar as redes sociais corretamente:   

  • Antes de publicar algo, avalie se pode contribuir de maneira positiva com o assunto em questão;
  • Entenda se tem autoridade, ou conhecimento mínimo a respeito do assunto, visto que o conteúdo será exibido para um grande número de pessoas;
  • Esteja ciente que a postagem poderá ser alvo de opiniões contrárias, e saber lidar com o contraditório faz parte da rotina, então avalie bem o tom da resposta que você vai fornecer.

Com ações simples, é possível melhorar o uso nas redes sociais, evitando complicações, além de contribuir para o estabelecimento de uma imagem profissional.

Diego Candido, coordenador de relacionamento da Superintendência de Comunicação e Marketing (SUCOM)