Doações do Mackenzie para Rio Grande do Sul passam de 10 toneladas

Compartilhe nas Redes Sociais
Após campanha, donativos são enviados por caminhão para estado atingindo por graves enchentes 

17.05.2024 Responsabilidade Social


A solidariedade é um dos elementos mais marcantes do espírito mackenzista. Como não podia deixar de ser diferente, a comunidade do Mackenzie se uniu nas campanhas Em Nome da Vida e SOS Rio Grande do Sul para arrecadar mais de 10 toneladas de doações para ajudar as pessoas atingidas pelas graves enchentes que afetaram o Estado no Sul do Brasil.  

As campanhas surgiram de uma união de forças, entre o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Atléticas, Centros Acadêmicos, baterias e comissões de formatura de diversos cursos. O recolhimento foi realizado até o dia 14 de maio.  

Entre os donativos, estão, principalmente, garrafas de água mineral, alimentos não perecíveis, roupas, principalmente de frio, itens de higiene pessoal e de limpeza, ração para pets e brinquedos. Tudo que foi recolhido será enviado para o Rio Grande do Sul, para a Igreja Presbiteriana de Canoas, ponto focal para o recebimento das doações do Mackenzie.  

Fernanda Katiusca Barreto, analista de projetos socioeducacionais do Mackenzie Voluntário, do IPM, destacou a força da solidariedade como parte do espírito mackenzista, algo tão importante para a instituição. “O espírito mackenzista está enraizado em nós, nos valores e nos princípios do Mackenzie, e é o que nós queremos passar para nossos alunos, essa solidariedade”, disse, destacando ainda diversas ações solidárias realizadas pelo Mackenzie Voluntário.  

Já para o professor do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da UPM, Lindberg Clemente de Morais, a campanha e as doações evidenciam os mackenzistas na sociedade. “O que move o mackenzista para se mover em prol de uma ação. Quem passa pelo Mackenzie é impactado por essa tese maior de cuidar um do outro. Esse cuidado é exalado dentro dessa instituição. Sabemos que isso é possível pela vida e testemunho dos mackenzistas e pela história da Instituição”, apontou.  

Uma das líderes da campanha, Yasmim Brito, diretora social do Centro Acadêmico João Mendes Júnior, do Direito da UPM, ressaltou a importância e a participação de alunos, professores, colaboradores e toda a comunidade. "Foi muito gratificante participar dessa ação, foi bom para representar o espírito mackenzista e mostrar que, se o Mackenzie se unir, conseguimos levantar muitas coisas. Espero que possamos ajudar muitas pessoas", finalizou.   

As campanhas de solidariedade em prol do Rio Grande do Sul continuam no Mackenzie. O Em Nome da Vida, por exemplo, continua com arrecadação on-line, além de outras ações espalhadas pelas unidades mackenzistas. Clique aqui e confira como ajudar.