Mackenzista conquista prêmio em Sessão de Pôsteres da SBPC

Compartilhe nas Redes Sociais
Trabalho de iniciação científica analisou exposições de Tarsila do Amaral

09.08.2023 Nossos Talentos


Um trabalho de iniciação científica desenvolvido na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi premiado na Sessão de Pôsteres da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 
 
A aluna Mirella Vasco Corrocher foi premiada pelo trabalho Tarsila do Amaral: um olhar sobre os projetos expográficos no MOMA e no MASP, em que aborda as relações entre as práticas curatoriais e expográficas, atreladas às perspectivas de dois museus relevantes em seus contextos .
 
“Desde pequena, eu sempre tive forte apreço por tudo o que envolvia arte. Na faculdade, tive interesse em entender a conexão com a arquitetura. Pensando em definir meu recorte, senti ser de suma importância dar visibilidade para uma mulher, e a Tarsila é o expoente do movimento modernista brasileiro”, disse Corrocher ao explicar sua pesquisa.
 
A estudante afirma ter ficado surpresa com a indicação para participar do Congresso da SBPC e ter recebido o prêmio. “Quando escrevi o projeto, acreditei na importância da minha pesquisa e fiz disso motivação para desenvolvê-la com todo meu potencial porque, acima de tudo, é um assunto que tenho grande afinidade”, declarou. 
 
A professora da FAU, Ana Paula Gonçalves Pontes, foi orientadora de Mirella Corrocher na Iniciação Científica e elogiou o trabalho da aluna. “Ela aprendeu a navegar por esses assuntos complexos, cumprindo plenamente o objetivo de uma iniciação científica, e foi além disso ao tratar do tema de uma forma original”, afirmou a docente. 
 
Para Corrocher, a preocupação do ensino mackenzista com o incentivo ao protagonismo estudantil contribuiu para que ela obtivesse a premiação. “O Mackenzie tem uma cultura forte de incentivo a atividades extracurriculares, oferecendo oportunidades únicas, o que expandiu minha visão para novas possibilidades. Também, não posso deixar de citar a excelente qualidade de ensino, com acesso a materiais e um corpo docente extremamente qualificado”, apontou.
 
A SBPC premiou os melhores trabalhos apresentados na Sessão de Pôsteres da 75ª Reunião Anual. A seleção considerou as Normas de Submissão do trabalho e Normas do Prêmio, divulgadas no site do evento.
 
Confira o vídeo com a apresentação da mackenzista: