O papel da educação financeira na formação dos jovens

Compartilhe nas Redes Sociais

05.09.2023


Segundo dados levantados pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), o endividamento das famílias brasileiras bateu recorde em 2022, chegando a cerca de 77% dos lares. A falta de conhecimento de como gerir as finanças, principalmente em famílias com baixo poder aquisitivo, é um dos principais causadores do problema.

A educação financeira na grade curricular se mostra crucial na formação dos cidadãos do futuro. De acordo com um estudo realizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação, entre os anos 2008 e 2010, os impactos de conteúdos com a temática educação financeira nas escolas foram positivos. Dentre os alunos que cursaram o programa, 21% passaram a fazer listas de gastos mensais, e 4% passaram a negociar os preços quando realizaram alguma compra.

A partir do estudo das finanças, os alunos desenvolvem habilidades e os conhecimentos necessários para tomar decisões financeiras inteligentes ao entrarem na vida adulta, além de aprenderem métodos de como obter uma renda extra.

Ensinamentos no lar

Os pais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do conhecimento financeiro de seus filhos desde a infância. Começando cedo, eles podem introduzir conceitos simples de poupança, orçamento e responsabilidade financeira por meio da realização de atividades práticas, como dar uma mesada e incentivar a administração do dinheiro para objetivos específicos.

Além disso, envolver as crianças em conversas a respeito do uso racional do dinheiro, explicando as decisões financeiras da família e destacando a importância do planejamento financeiro, ajuda a construir uma base sólida para o futuro. Com o amadurecimento dos filhos, os pais também podem gradualmente introduzir tópicos mais avançados, como investimentos, garantindo que eles estejam preparados para tomar decisões financeiras informadas quando se tornarem adultos.

Educação financeira no Mackenzie

Formulado a partir da Base Nacional Comum de Matemática, composta pelo governo federal, elementos básicos da educação financeira estão presentes na matéria de Matemática para todos os alunos do Mackenzie desde o Ensino Fundamental 1. No entanto, é a partir da segunda fase do Ensino Fundamental que os estudantes passam a ser introduzidos para matérias como “Soluções e Inovações”, na qual abordam temas de finanças e empreendedorismo.

Já os estudantes do Ensino Médio podem realizar matérias optativas a respeito do tema, como a “Educação Financeira e Gestão de Inovação”. No total, são duas horas semanais dedicadas ao aprofundamento de lições econômicas e de comportamentos financeiros que irão preparar o estudante para lidar com a dinâmica financeira dentro e fora do lar.

Você já sabe como gerenciar suas finanças? Para quem deseja aprimorar os conhecimentos, o Mackenzie oferece o curso “Finanças Pessoais: O Primeiro Passo Para Mudar Sua Vida” no Mackenzie Academia Corporativa (MAC). Para quem quer ingressar na área se tornando um especialista são ofertados os cursos de graduação EaD em Tecnologia em Gestão Financeira e Negócios, Estratégias e Gestão.