05.07.2023 Nossos Talentos
Para você que já se formou e está em busca de um emprego na sua área, é importante ter duas coisas muito bem preparadas. A primeira é o currículo, a forma mais simples de se apresentar para os recrutadores e mostrar a sua trajetória acadêmica e profissional. A segunda, muitas vezes acaba sendo esquecida pela maioria das pessoas é o portfólio. Relegar a importância desse material para um processo seletivo pode ser um equívoco.
O portfólio é a forma de você comprovar as experiências que menciona no currículo. É a maneira mais simples de evidenciar para os recrutadores as habilidades que já desenvolveu ao longo da carreira. “Os recrutadores vão olhar no portfólio o que de fato você sabe fazer e fez, indo além da entrevista de emprego”, afirma a professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Campinas, Mariana Munis.
Por isso, o portfólio pode conter imagens, textos, vídeos, depoimentos de parceiros, declarações, certificados, dados de metas batidas em gráficos etc. Por exemplo: um profissional de Gestão de Talentos pode mostrar fotos de uma atividade que desenvolveu, com depoimentos de colegas que participaram da ação, bem como os resultados da atividade.
“A prioridade aqui deve ser mostrar a atividade efetuada, a relação dessa atividade com as diretrizes estratégicas da empresa e os resultados alcançados”, explica Munis. O principal foco, portanto, é mostrar que você é um colaborador ativo em suas atividades e que já possui uma bagagem de experiências.
A professora salienta a importância do portfólio para qualquer área profissional. O material deve ser construído por todos os profissionais, não apenas designers, publicitários e jornalistas. “Todo mundo pode e deve construir portfólio, pois todos possuem histórias para contar”, diz Mariana Munis.
Plataformas
Para ter um portfólio, existem uma série de possibilidades de sites e ferramentas que podem te ajudar. “O mais importante no portfólio é você construir uma narrativa sobre as coisas que você faz e o impacto dessas coisas para você, para a comunidade e para a empresa”, aponta Mariana Munis.
A professora mackenzista aponta que o LinkedIn é uma excelente plataforma para apresentar suas experiências, pois se trata de uma rede social em que é possível mostrar suas habilidades e atividades desenvolvidas.
Também é possível usar plataformas para blogs e criação de websites, como o Webflow, o Behance, o Wix e o Wordpress.
Para profissionais que têm como prioridade apresentar produção textual produzida, como jornalistas, redatores e publicitários, é recomendado a Clippings.me e o Journo.
Redes sociais, como o Instagram, também são excelentes para apresentação de trabalhos visuais e fotografias.
Para além da ferramenta escolhida, o mais importante é você apresentar suas credenciais e as atividades que você já desenvolveu.