24.05.2024 Cultura
A Universidade Aberta do Tempo Útil (UATU), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), realizou, no dia 16 de maio, uma excursão cultural externa com suas alunas, que puderam acompanhar a peça teatral “Radojka – Uma Comédia Friamente Calculada”, com direção de Odilon Vagner e atuações de Marisa Orth e Tania Bondezan.
O grupo foi acompanhado pelo professor Ruvin Ber José Singal, da UATU, que destaca que a arte, cultura e entretenimento são as pilastras da Universidade Aberta do Tempo Útil, voltada para a comunidade em geral.
“O fator essencial da nossa Universidade é a motivação, colaboração e respeito, e sabemos que a educação pautada na arte capacita e descobre competências”, afirma o professor, que também é mestre em Educação, Arte e História da Cultura.
Singal comenta, ainda, que “foi uma tarde agradável, demonstrando como a arte cura, ensina, salva e, sobretudo, motiva”, completa ele.
Sobre a UATU
Criada há 25 anos, a Universidade Aberta do Tempo Útil oferece cursos livres de caráter extensionista, direcionados ao público em geral e tem como objetivos principais, tanto a formação atualizada e o aprimoramento de potencialidades, como a socialização e a integração entre discentes e docentes.
Sobre a peça
“Em ‘Radojka - Uma Comédia Friamente Calculada’, escrita pelos dramaturgos uruguaios Fernando Schmidt e Christian Ibarzabal, Marisa Orth e Tania Bondezan protagonizam uma comédia de farsa. A trama gira em torno das cuidadoras de idosos Glória e Lúcia que descobrem, certo dia, que a idosa sérvia Radojka da qual cuidam faleceu em um acidente doméstico. Com medo e querendo manter seus empregos, as cuidadoras decidem manter Radojka ‘viva’ para seu filho. A peça aborda os erros das personagens e explora os limites da capacidade humana de forma divertida e perspicaz.
A peça, que estreou em Montevideu em 2016 e já foi montada em mais de 12 países, encerra suas apresentações no mês de maio de 2024.