06.02.2024 - EM Cultura
Considerados por muito tempo essenciais para a vida cultural de grandes metrópoles, os cinemas de rua marcaram diversas gerações por sua acessibilidade e escolha minuciosa dos seus catálogos. A preservação desses bens é fundamental para a valorização da cultura, da produção audiovisual brasileira e da arquitetura urbana. Neste texto, selecionamos 7 cinemas de rua que continuam abertos ao público.
São Paulo
Cinemateca Brasileira
Com o maior acervo de filmes da América do Sul, a Cinemateca Brasileira é um marco na cultura do audiovisual do país. O espaço foi inaugurado em 1949 como Federação Internacional de Arquivo de Filmes (FIAF), porém, logo mudou para o seu nome atual em 1956. Já em 2021, a Cinemateca sofreu um trágico incêndio acidental, no qual foram perdidos diversos itens históricos.
Hoje, tendo seu espaço e acervo recuperados graças a uma equipe de especialistas, o local é gerido pelo Ministério da Cultura, além de ser palco de diversos festivais e eventos dedicados à sétima arte.
Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo (SP).
Reag Cine Belas Artes
Iniciando sua trajetória no cinema nacional em 1943 como Cine Ritz, o atual Reag Cine Belas Artes é um dos cinemas de rua mais populares da capital paulista. Na contramão do circuito comercial, os filmes escolhidos pela equipe focam em produções independentes e diversificadas. Sua localização, próxima à Avenida Paulista, também é um de seus diferenciais. O cine ainda conta pré-estreias icônicas e eventos do cenário do audiovisual brasileiro.
Em 1982, o cinema sofreu um grande incêndio criminoso, que chegou a destruir duas salas do local. Com a tragédia, o espaço ficou fechado por mais de uma década, retomando em 2004. Dez anos depois, o local chegou a ser comprado pela Prefeitura de São Paulo junto com a Caixa Econômica Federal, porém, passou para a iniciativa privada em 2019.
Endereço: Rua da Consolação, 2423 - Consolação, São Paulo (SP).
Reserva Cultural
Localizado na avenida mais tradicional da capital paulista, o Reserva Cultural é um dos mais renomados cinemas de ruas no Brasil, tendo sido palco de inúmeros eventos especiais e pré-estreias de filmes nacionais e internacionais.
Em 2005, o espaço foi inaugurado com o intuito de proporcionar aos seus visitantes uma experiência para além do audiovisual, contendo um bistrô, bar, bomboniere e livraria próximos às cinco salas de exibição do local. Sua programação escolhida a dedo por especialistas e estudantes de cinema foca em obras alternativas, independentes ou fora do circuito mainstream.
Endereço: Avenida Paulista, 900. Bela Vista, São Paulo (SP).
Cinesala
Inaugurado em 1962, o Cinesala é referência quando se trata de cinemas de rua. Com valores que incluem os dizeres "preservar, recuperar e valorizar espaços e proporcionar encontros de pessoas e ideias", o local conta com uma ambientação remetente aos cinemas dos anos 20, além de uma programação recheada de clássicos da cultura pop.
Presente na cena cultural da Zona Oeste paulistana, o local possui salas de exibição com fileiras com sofás, o que lhes garantiu o prêmio de sala de cinema mais confortável da cidade em 2015 pelo jornal Folha de S.Paulo.
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 361 - Pinheiros, São Paulo (SP).
Curitiba
Cine Passeio
Embora tenha sido inaugurado em 2019, o Cine Passeio já é considerado um dos mais importantes cinemas de rua brasileiros atuais. Com sua arquitetura remetente ao movimento artístico centenário Art Deco, e espaço para diversas formas de diversão, o espaço conta com duas salas de exibição — Luz e Ritz — em homenagem aos antigos cinemas de rua da capital paranaense.
Endereço: Rua Riachuelo, 410 - Centro, Curitiba (PR).
Brasília
Cine Drive-In
Remetente aos cinemas antigos da década de 1950, o Cine Drive-In, em Brasília, é conhecido por ser um dos maiores cinemas ‘a céu aberto’ do país. Com 15 mil metros quadrados, e com capacidade para receber até 400 carros, marcou a capital brasileira por oferecer uma experiência única e divertida para seu público. Com mais de 38 anos de idade, o cinema foi declarado patrimônio histórico e cultural em 2013.
No espaço, os espectadores também possuem acesso a um cardápio exclusivo e atendimento direto nos veículos. Em 2015, foi lançado pela Netflix o documentário “O Último Cinema Drive-In”, no qual é retratado a vida dos trabalhadores e frequentadores do cinema. Durante o período de isolamento da Covid-19, o local foi um dos poucos pontos de encontro onde o distanciamento social e a diversão eram garantidos.
Endereço: SRPN Trecho 1, 70297-400. Asa Norte, Brasília (DF).
Rio de Janeiro
Cine Odeon
Ao passar pela Praça Floriano, no Rio de Janeiro, é impossível não reparar no enorme letreiro vermelho do Cine Odeon. O local, com mais de 100 anos de existência, foi homenageado em músicas populares como “Odeon”, de Ernesto Nazareth. O espaço foi fechado temporariamente em 2014, e reaberto em 2015, como Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro.
Hoje, o espaço é um dos únicos em sua região que oferece uma programação cultural diversificada. Lá, também são sediados diversos eventos de extrema importância para o mercado audiovisual brasileiro, como o Festival do Rio, Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro e Anima Mundi.
Endereço: Praça Floriano, 7. Centro, Rio de Janeiro (RJ).