20.10.2021 - EM Eventos
A Mostra do Conhecimento, projeto anual do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), aconteceu nos dias 15 e 16 de outubro. O evento apresentou trabalhos de estudantes - desde a educação infantil até o ensino médio - e o tema desta edição foi Aluno mackenzista buscando soluções para um mundo melhor.
“Nós aproveitamos esse dia para mostrar todo o trabalho que foi desenvolvido ao longo do ano. Esse é o objetivo”, afirmou a coordenadora do 2° ao 5° ano do Fundamental I, Eleir Parra Evangelista.
Dentre diversos projetos apresentados, os destaques vão para “Cachecol do Amor”, em que os estudantes do 4° anos abraçaram a ideia de confeccionar cachecóis e doar para moradores de rua; “Cuidar da Criação de Deus”, trabalho no qual os alunos do 5° ano arrecadaram doação de ração para a ONG de Proteção Animal. Também foram apresentados trabalhos com foco na poluição do ar, crise hídrica, tarefas domésticas, ecologia e outros.
“Essa será a geração que vai continuar cuidando do planeta. A ideia é que não só as crianças sejam impactadas, mas as famílias e os professores que estão orientando. Afinal, quantas práticas podem ser mudadas por meio de estudos simples. Nós esperamos que todos sejam impactados de alguma forma”, declarou o assessor pedagógico, Adriano Bareia.
Protagonismo Estudantil
A coordenadora da educação infantil e do 1° ano do Fundamental I, Daniela Baraguas Tarjino, acredita que por meio dessa ação, o protagonismo estudantil pode ser trabalhado. “Essa mediação de aprendizagem está muito presente aqui, mas o aluno tem um lugar de destaque. Então, você pode ver a vivência que se torna experiência. Isso faz com que o aluno consiga trazer esse protagonismo por meio das vivências que as mediadoras possibilitam”, explicou.
“Nós temos como uma das nossas prioridades o protagonismo juvenil. Queremos mesmo que o aluno seja o protagonista de todos os nossos trabalhos, ações e publicações. Na mostra do conhecimento não seria diferente, a ideia é que de fato o aluno seja o protagonista desta ação que ele mesmo realizou”, acrescentou o assessor pedagógico.
A professora da educação infantil, Rossane Rosental, contou que, já nessa faixa etária, o protagonismo estudantil também pode ser colocado em ação a partir do momento que a criança leva seus pais para apresentar seu próprio trabalho. “Eu trago para o aluno uma maneira dele mostrar para família o que ele faz aqui, aí entra seu protagonismo", ressaltou.
Resultados
O evento deste ano aconteceu de forma híbrida, devido à pandemia de covid-19. Em todas as salas em que os trabalhos foram expostos, haviam QR Codes para que os visitantes pudessem acompanhar o processo dos alunos enquanto desenvolviam seus projetos. Todos os protocolos de segurança foram respeitados, com horários escalonados e tour guiados.
O aluno Gabriel Araujo, de 10 anos, criou um cano que se acopla na turbina do avião e suga sua fumaça, transformando em oxigênio. “Vou tentar fazer dessa ideia realidade”, afirmou o estudante. Alice Bragança, de 5 anos, também contou como foi desenvolver seu projeto para a mostra do conhecimento. “A gente fez uma aula contando sobre harmonia e procuramos sementinhas da natureza para fazer a horta”, revelou a aluna do jardim II.
“Foi muito boa a experiência deste ano, tivemos público o dia todo, deu para todos participarem. Os professores conversaram com os pais e os alunos apresentaram seus trabalhos de uma maneira muito tranquila”, finalizou a coordenadora, Eleir Parra.