Escola de Engenharia celebra parcerias com a Mitsubishi Electric do Brasil

A assinatura do contrato de cooperação técnico-científica e inauguração de laboratório contempla a conquista   

26.03.2025 - EM Eventos

Jullia Oliveira, sob supervisão de Jonathas Cotrim

Compartilhe nas Redes Sociais

Nesta última segunda-feira, 24 de março, a Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) celebrou duas novas conquistas: a assinatura do contrato de cooperação técnico-científica com a Mitsubishi Electric do Brasil, que viabilizará a criação de um Laboratório de Robótica e de Controle e Automação; e a inauguração de novas instalações do Laboratório de TV Digital 

O contrato com a montadora de veículos permitirá a doação de equipamentos ao desenvolvimento do projeto Desenvolvimento e Implantação de Piloto de Smart campus Mackenzie Higienópolis, financiado pelo MackPesquisa, e, também, impulsionará a formação de alunos da EE, abrindo oportunidades de estágio e contratação na Mitsubishi Electric.

Já as novas instalações do Laboratório de TV Digital têm como objetivo atender aos requisitos do novo padrão de TV Digital Brasileiro (TV 3.0). Esse espaço foi modernizado com uma nova Gaiola de Faraday e equipamentos de última geração, criando um ambiente ideal para testes e medições. Essa reformulação foi viabilizada pela FINEP, por meio do projeto Estudo, Desenvolvimento e Caracterização da Nova Geração de TV Digital (TV 3.0) no Brasil.

O laboratório de TV Digital realiza desenvolvimento de antenas de recepção MIMO 2x2 e do modulador/demodulador da TV 3.0, caracterização de antenas e receptores para a TV 3.0, modelamento de canal para recepção MIMO com antena interna, externa e móvel, pesquisas para transmissão segmentada geograficamente, estruturação da Camada de transporte híbrida (RF/internet), estudo de novos recursos para TV digital, simulações computacionais da camada física e treinamentos sobre o funcionamento da camada física e transporte. 

Essas conquistas refletem a inovação, a excelência acadêmica e o fortalecimento das conexões entre universidade, indústria e pesquisa do Mackenzie. 

Estiveram presentes no evento: o diretor de Educação e Saúde do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Luiz Roberto Martins Rocha; o diretor de Comercial, Inovação e Tecnologia do IPM, André Ricardo de Almeida Ribeiro;  o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos; e o diretor da EE, Marcos Massi.