FAU Mackenzie é campeã do 14º Concurso para Estudantes de Arquitetura do Centro Brasileiro da Construção em Aço

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A foto mostra um homem com um lápis na mão começando a desenhar em uma cartolina em branco. Na mesa tem outras folhas e réguas espalhadas. Não conseguimos ver seu rosto.
Equipe venceu por unanimidade do júri na competição com o tema de saúde e bem-estar

23.08.2021 - EM Nossos Talentos

Comunicação - Marketing Mackenzie


A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) participou e venceu por unanimidade o 14º Concurso do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) para estudantes de Arquitetura, que tinha como tema Saúde e Bem-Estar. O vencedor da competição será o representante brasileiro no concurso organizado pela Associação Latino-Americana do Aço (Alacero).

A competição contou com a inscrição de 112 equipes de diferentes estados brasileiros e participação de 51 faculdades de Arquitetura. A equipe mackenzista é composta pelos professores da FAU Cesar Shundi Iwamizu e Sasquia Obata e os estudantes Marcelo Marçal e Rafael do Nascimento Cirino. O time levou como projeto a requalificação de um local degradado a beira de uma orla na entrada do Porto de Santos/SP, por meio da implantação de um complexo modular de pesquisas biológicas ligadas a saúde.

O júri avaliador mencionou que o projeto mackenzista se destacou pela maturidade na solução estrutural do trabalho, que utilizou com sabedoria os componentes em aço, apropriação das soluções de tubos, tirantes, perfis abertos e das soluções adotadas; na inteligência no tratamento do programa e na valorização da resposta arquitetônica a um programa de grande complexidade, e na apresentação primorosa e um detalhamento preciso do projeto.

Segundo Lucas Fehr, coordenador da FAU Mackenzie, a vitória por unanimidade dos acadêmicos representa o coroamento de um desenvolvimento de excelência proporcionado pelo curso. “O desempenho, enaltecido pela ata do júri, demonstra a amplitude da abordagem, que envolve a problemática ambiental e social em áreas degradadas, a valorização da pesquisa, a inovação no trato com o programa arquitetônico e a maturidade em relação à proposição construtiva, estrutural e material, o domínio e a precisão no detalhamento técnico da proposta, em uma apresentação primorosa com um resultado plástico arquitetônico exuberante; isso corrobora a proposição do curso de uma formação ampla e profunda, na qual os estudantes adquirem uma visão abrangente do problema a ser enfrentado, em uma formação técnica, ética e humanística”.

O Concurso do CBCA visa promover o trabalho de discentes e docentes na união do acadêmico com o profissional, apoiar o desenvolvimento da arquitetura como disciplina no processo de construção dos países participantes, incentivar o conhecimento do aço como parte de sistemas construtivos, incentivar o vínculo de alunos e professores com a CBCA e o estímulo do trabalho criativo.

“Este resultado confirma, mais uma vez, o acerto desta proposta pedagógica e a relevância do Mackenzie no cenário nacional”, finaliza o coordenador.