Geração Z no mercado de trabalho: como lidar, treinar e engajar

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A Geração possui características marcantes que a diferenciam no mercado de trabalho.

27.11.2024 - EM

Comunicação - Marketing Mackenzie


A presença da Geração Z no mercado de trabalho está se tornando cada vez mais comum. Esses jovens, nascidos entre 1997 e 2010, fazem parte da primeira geração nativa digital, crescendo em um mundo cheio de informações e com acesso rápido a elas.

O Global Talent Trends 2024 indica que até 2030 a geração Z responderá por um terço dos postos de trabalho. Portanto, é indispensável que os líderes de hoje sejam responsáveis em treinar os gestores do futuro. A Geração Z possui características marcantes que a diferenciam no mercado de trabalho.

Neste contexto, a adaptabilidade se torna uma habilidade essencial para os líderes. Confira como lidar, treinar e engajar essa geração.

Como lidar

Liderar a Geração Z em grandes empresas traz desafios. São profissionais nascidos em um mundo conectado e acostumados a um cenário de mudanças constantes. Por isso, apresentam grande capacidade de adaptação a novas situações. Com ferramentas acessíveis à disposição, conseguem criar conteúdo e executar tarefas com autonomia, sendo multitarefas e proativos. Eles tendem a priorizar o desenvolvimento individual, com maior foco em suas próprias metas de carreira e estilo de vida, valorizando um equilíbrio entre o trabalho e as realizações pessoais.

Para liderar essa geração, existem algumas práticas que os líderes devem aplicar para tornar o processo mais atrativo e de um jeito leve. Dê sentido às atividades. A Geração Z valoriza o propósito no que faz, por isso é essencial que os gestores saibam como atribuir significado às tarefas. Uma comunicação clara e objetiva, é essencial para entender seus hobbies, pontos fortes e fracos. O diálogo não só cria uma proximidade, como também ajuda a construir confiança nesses profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho. Saber ouvir e oferecer orientação é fundamental para criar um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo.

Além disso, essa geração gosta de ser desafiada. O ideal é que o líder atue como um facilitador, orientando e guiando a equipe, permitindo que os jovens colaborem e contribuam ativamente.

Treinar

Para treinar a Geração Z, é importante ensinar constantemente e de forma personalizada, usando ferramentas modernas, como vídeos e tutoriais interativos, e mostrar como suas atividades impactam a empresa e a sociedade. É importante também desenvolver habilidades interpessoais, como a comunicação e o trabalho em equipe, e incentivar a criatividade e o pensamento crítico. Um ambiente que acolha ideias e promova a inovação será mais atrativo para esses jovens.

A troca de feedbacks é essencial, assim como o uso de tecnologias para treinamento, comunicação e execução de tarefas, criando um espaço de trabalho que combine produtividade e familiaridade. Ao investir nessas estratégias, os líderes ajudam a Geração Z a se adaptar ao mercado e usam sua energia e criatividade para melhorar a organização.

Engajar

A geração Z é habilidosa com a tecnologia, o que os torna adaptáveis, mas também os leva a buscar rapidez nos resultados. Para conquistá-los, os líderes precisam oferecer mais do que tarefas rotineiras. Uma forma de engajamento é oferecer desafios para estimular sua capacidade de inovação e resolução de problemas. A Geração Z se sente motivada ao saber que faz algo relevante para o sucesso da equipe ou da empresa. Programas de aprimoramento profissional, oportunidades de crescimento e flexibilidade para equilibrar trabalho e vida pessoal são elementos para mantê-lo interessado.

Os líderes precisam cultivar um ambiente inclusivo e dinâmico, alinhado aos valores dessa geração. Espaços colaborativos, onde a multiplicidade de ideias sejam valorizadas, ajudam a criar um senso de pertencimento. Com essas práticas, a Geração Z se sentirá motivada a contribuir de maneira significativa, resultando em engajamento e sucesso tanto para os colaboradores quanto para a empresa.