21.03.2024 - EM
O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), entidade mantida pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), realiza anualmente a campanha de captação de valores referentes ao Imposto de Renda. Este ano não é diferente: pessoas físicas de qualquer estado do Brasil que optarem por fazer sua declaração do IR pela opção Deduções Legais, também conhecido como modelo completo, podem realizar a doação de até 3% do seu IR devido para ajudar o HUEM.
Os valores arrecadados serão destinados à revitalização da ala pediátrica, que tem como objetivo melhorar o conforto e a ambientação de pacientes e de seus familiares; além de colaborar para modernização de equipamentos destinados à realização de exames.
Para participar, basta realizar o passo a passo:
1. Após preencher a sua declaração no programa da Receita Federal, vá até o campo Doações Diretamente na Declaração.
2. Na aba Criança e Adolescente, clique em Novo e escolha o Fundo Municipal.
3. Preencha a sigla PR no campo UF e Curitiba no campo Município.
4. O programa da Receita Federal calculará automaticamente o potencial da sua doação no canto direito da tela. Digite o montante que deseja destinar no campo Valor e clique em Ok. Automaticamente o valor do imposto a pagar ou a restituir será recalculado considerando sua doação.
5. Busque na barra de rolagem da tela inicial a opção Imprimir e entre em DARF - Doações Diretamente na Declaração - ECA.
6. Selecione o arquivo e clique em imprimir. Faça o download do DARF e realize o pagamento em seu banco até 31/05/23.
7. Para que a sua doação seja direcionada corretamente ao HUEM, encaminhe o comprovante de pagamento e a DARF para doe@huemackenzie.org.br. O e-mail deve conter:
a. Doação direcionada para o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie:
b. A DARF e o comprovante de pagamento
c. Seus dados pessoais atualizados: Nome completo, CPF, endereço completo (com CEP) e telefone.
Imposto de Renda Solidário
Até o dia 31 de maio, acontecerá no campus Higienópolis, a campanha Imposto de Renda Solidário. O projeto organizado pelo Centro de Ciências Aplicadas e Sociais (CCSA) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) visa esclarecer dúvidas de contribuintes que vão fazer a declaração de Imposto de Renda de 2024. Professores e alunos voluntários da UPM auxiliarão os contribuintes no preenchimento e envio da declaração do IR. O atendimento acontece no Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), localizado na rua Maria Antônia, 163, 1º andar, Higienópolis, São Paulo, de segunda a sexta, das 15h às 18h.
Para participar da campanha gratuita o interessado deve agendar um horário no site. O projeto atenderá contribuintes com renda de até R$ 50.000 por ano.
Para participar, os contribuintes precisam apresentar os documentos:
Renda
• Informes de rendimento de instituições financeiras;
• Informes de rendimento fornecidos por todas as fontes pagadoras;
• Informes de rendimentos do cônjuge, se a declaração for conjunta;
• Informes de rendimento dos dependentes (se houver);
• Informe de rendimento da entidade de previdência complementar (se houver).
Gastos
• Comprovantes de gastos com educação pessoal ou dos dependentes;
• Recibos ou notas fiscais de gastos com saúde do contribuinte ou de dependentes;
• Comprovante de pagamento de previdência complementar;
• Comprovante de pagamento de pensão alimentícia judicial.
Outros
• Documentos de compra e venda de bens como imóveis e veículos.