23.05.2023 - EM Parcerias
A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) foi a grande vencedora da XLIX edição do Mac-Nav, a tradicional competição esportiva realizada entre a UPM e a Escola Naval do Rio de Janeiro. A disputa foi realizada na última semana, entre 18 e 20 de maio e ocorreu na Ilha de Villegagnon, no Rio de Janeiro. Os atletas mackenzistas conquistaram 49 medalhas, sendo 25 de ouro, 12 de prata e 12 de bronze; já os aspirantes da Escola Naval conquistaram 50 medalhas, 12 de ouro, 25 de prata e 13 de bronze.
Ao todo, foram oito modalidades disputadas: Atletismo, Basquete, Futebol, Judô, Natação, Polo Aquático, Voleibol e Xadrez. O Mackenzie competiu com 129 atletas e a Escola Naval com 137.
A abertura dos jogos foi marcada pelo acendimento da Pira Olímpica e as atividades dos três dias contaram, além das cerimônias de abertura, encerramento e das competições, com visitas às dependências da Escola Naval, atividades de confraternização e de aprendizagem mútua, inclusivo socioculturais.
Competição e respeito
O pró-reitor de Controle Acadêmico da UPM, Wallace Tesch Sabaini, que representou o reitor Marco Tullio de Castro Vasconcelos ao longo do evento, abriu seu discurso saudando os alunos da UPM e os aspirantes da Escova Naval, acrescentando que eles são o motivo da existência das instituições.
“Temos muitas semelhanças, ambas instituições, Mackenzie e Escola Naval, têm mais de 150 anos de existência; nossas missões são próximas, educando para a cidadania e para o bem-fazer. Além disso, o esporte reforça o espírito das duas instituições, trazendo integração, respeito ao próximo, mesmo em ambiente competitivo”, adicionou Sabaini.
O Contra-Almirante Adriano Marcelino Batista, comandante da Escola Naval do Rio de Janeiro deu as boas-vindas a todos, em especial aos aspirantes e universitários. “Sejam muito bem-vindos a bordo da Escola naval e da histórica Ilha de Villegagnon. Após cinco anos, nos sentimos honrados em atuar como anfitriões da competição Mac-Nav, acolhendo os atletas da UPM para uma saudável competição com os aspirantes de nossa Escola. Uma competição que atingiu a maturidade pela harmoniosa cooperação acadêmica e desportiva entre nossas instituições”, afirmou Batista.
Já o capelão universitário da UPM, reverendo Rickson Roque, pontuou que o Mackenzie sempre motivou os seus estudantes ao esporte, pois é parte de sua missão, da formação do cidadão de forma plena. “Esta é uma oportunidade de interação e integração entre os alunos do Mackenzie da Escola Naval. Para mim, é um privilégio participar deste momento. É uma competição saudável, respeitosa e que preza pelo espírito de coletividade e de ajuda mútua”, assinalou.
Além de toda a equipe da Escola Naval, participaram do evento também as autoridades mackenzistas: reverendo Cid Caldas, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM); o presidente do IPM, Milton Flávio Moura; e o diretor de Educação do IPM, José Paulo Fernandes Junior.
Fechamento
No fechamento da competição, o Contra-Almirante reforçou o quanto a Escola Naval se preparou para receber o Mackenzie, oferecendo o melhor possível aos amigos.
“Gostaria de parabenizar todos os atletas pelo esforço e pelos resultados alcançados, e destacar que foi uma oportunidade para que eles possam verificar os pontos nos quais ainda podem melhorar em sua atuação. Espero que todos tenham percebido a mensagem de harmonia e de amizade que a nossa Escola Naval transmitiu nesses dias e que tenham tido a chance também de ver o trabalho que a nossa Marinha realiza em prol da sociedade”, acrescentou Batista.
Sabaini, no fechamento, agradeceu por toda a recepção e acolhida da Escola Naval e destacou que, sem dúvida, foi um momento de muito crescimento para todos, tendo em vista a alta qualidade de todos os atletas. “Isso é o esporte, traz vida, alegria, integração, crescimento e uma disputa na qual aprendemos a respeitar os adversários”, encerrou pró-reitor.
A próxima edição do Mac-Nav será a de número 50 e será realizada em São Paulo, com a perspectiva de novas modalidades.