23.04.2024 - EM Instituto
Em comemoração ao Dia das Comunicações, os corredores da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) serão agitados por um evento promovido pelo Deputado Estadual Lucas Bove: o lançamento da terceira edição do livro Rondon, o Marechal da Paz, da Editora Mackenzie, que atingirá agora o marco de 14.200 exemplares em um período de dois anos. A sessão será realizada no dia 06 de maio, segunda-feira, às 10h, no Plenário "Presidente Juscelino Kubitschek" da Alesp, na Av. Sargento Mário Kozel Filho, 165, São Paulo.
Escrito por Maurício Melo Meneses, conselheiro do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), a terceira edição contará com trecho dedicado ao Projeto Escola, com orientações às instituições educacionais para aplicação da ação que ressalta três pilares importantes: Concurso de redação, premiação das melhores produções e palestra gratuita do autor, com ênfase na vida, obra e valores do marechal.
O evento na Alesp não poderia ser em melhor ocasião do que no Dia das Comunicações, visto que Rondon foi não apenas um militar e desbravador, mas também um grande incentivador das comunicações e da integração nacional. Sua famosa frase "Morrer, se preciso for; matar, nunca" resume não apenas sua abordagem na relação com os povos indígenas, mas também sua visão de construir pontes e conectar pessoas.
Pela grande influência de Rondon na história do Brasil, como a Expedição Científica Rondon-Roosevelt, a criação do Parque Nacional do Xingu e três indicações ao Nobel da Paz, espera-se que estejam presentes historiadores, estudiosos e interessados na história do Brasil. Será uma oportunidade não só de adquirir a nova edição do livro, mas também de participar de debates, palestras e homenagens em memória do Marechal Rondon. Além de poder ter um exemplar da homenagem feita pelos Correios com selo, envelope e carimbos exclusivos.
Em suma, o lançamento promete ser um evento marcante, celebrando não apenas a vida e obra de Marechal Rondon, mas também reafirmando a importância da comunicação, da integração e do respeito na construção do Brasil.