Obra literária sobre 35 anos do STJ conta com professores da Faculdade Mackenzie Brasília

Compartilhe nas Redes Sociais
Mais de 100 juristas renomados do Brasil também participaram na elaboração do livro

04.11.2024 - EM Atualidades

Comunicação - Marketing Mackenzie


Na próxima quarta-feira, 6 de novembro, às 18h30 acontecerá no Espaço Cultural Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, o lançamento do livro “Os 35 anos do Superior Tribunal de Justiça”. A obra, que possui quatro volumes, teve como coordenação-geral o ministro Mauro Campbell Marques, e com a organização de alguns renomados juristas, como o professor da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB), Fabiano Tesolin, que é responsável pela organização dos volumes I a IV. Os docentes da FPMB, Juliana Tesolin e Rodolfo Tamanaha, também assinam textos do volume III sobre o Direito Privado.

Formado por 33 ministros, o STJ tem a função de uniformizar a interpretação da legislação federal em todo o país. Ao longo dessas três décadas e meia, o Tribunal passou por diversos desafios e se tornou conhecido pela qualidade de seus julgamentos. Para celebrar a data histórica, o livro conta com a participação de cerca de  100 juristas para contar a história do STJ. Cada um escreveu sobre temas avançados nas suas respectivas áreas.

“Sou servidor do STJ há 20 anos, então essa obra para mim é emblemática. É inegável a importância do Tribunal para o sistema judicial brasileiro. A ideia da obra é homenagear essa data simbólica por meio de uma coletânea abordando as principais especialidades da instituição, com artigos coordenados pelos ministros especialistas de cada área”, comentou o professor da FPMB, Fabiano Tesolin.

A obra é dividida nos seguintes volumes:
I – Direito Público, coordenado pelo ministro Benedito Gonçalves;
II – Direito Privado, coordenado pelo ministro Luis Felipe Salomão;
III – Direito Penal, coordenado pelo ministro Rogerio Schietti Cruz;
IV – Direito Processual, coordenado pelo ministro Sérgio Kukina.