20.10.2022 - EM Universidade
O professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Ivo Pons, foi o grande vencedor da 4ª edição do Prêmio Interamericano de Modelos Educacionais Inovadores em Ensino Superior (Prêmio MEIN-2022).
“O prêmio é bastante significativo, é um reconhecimento muito sólido do resultado da nossa disciplina. É muito importante para reforçar o caráter de inovação do curso de Design. Estamos sempre preocupados em testar coisas distintas, em adequar didaticamente o contexto em que vivemos”, afirmou o professor sobre ser agraciado com a premiação.
Ivo Pons apresentou ao Prêmio MEIN o Projeto Quatro, uma disciplina do quarto semestre do curso de Design, em que os alunos desenvolvem projetos dentro da própria disciplina, focando em questões socioambientais e sustentabilidade, em parceria com pequenas empresas, organizações sociais e com o poder público. O resultado de cada trabalho é aplicado na prática. “É uma componente que tem um trabalho intensamente extensionista”, explicou.
Para o professor, a premiação contribui para o reconhecimento internacional do ensino da UPM. “É um indicativo de que temos um grupo de alto nível e que reforçam o papel do Mackenzie como uma instituição de ponta e de reconhecimento mundial”, disse.
O Prêmio MEIN-2022 tem como objetivo promover a difusão, compartilhamento de práticas bem-sucedidas de inovação educacional em Instituições de Ensino Superior (IES) - que incluem experiências e resultados atuais que demonstram o seu impacto - e procura criar pontes entre o meio universitário e as diferentes comunidades e setores industriais. A premiação é oferecida pela Organização Universitária Interamericana (OUI), formada por dirigentes, professores, pesquisadores e estudantes do ensino superior em 28 países de todas as Américas.
Além de Pons, outros professores da FAU chegaram à fase final do Prêmio MEIN. Celso Sampaio apresentou disciplina Prática de Canteiro: Experimentações, do curso de Arquitetura e Urbanismo, em que os estudantes podem viver de perto a experiência e as principais tarefas de um canteiro tradicional da construção civil; e Afonso Castro com o tópico especial (des)construir e ocupar: o reuso como prática social e propositiva, que se configura como pesquisa aplicada por meio de experimentos com materiais descartados, especialmente de demolições.