07.06.2024 - EM
Na tarde desta quinta-feira, 06 de junho, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio do Centro de Comunicação e Letras (CCL) e da coordenação do curso de Jornalismo, realizou o reencontro da 2ª turma de Jornalismo, na qual perdurou de 2000 a 2004. O evento é resultado da iniciativa “Projeto Memória”, que busca trazer o resgate histórico do curso.
A turma completa 20 anos de formatura e os antigos alunos aproveitaram para reencontrar os colegas e professores, além de relembrar pequenos momentos do dia a dia da Universidade. O atual professor do curso de Jornalismo, Paulo Ranieri, foi um dos alunos que fizeram parte da 2ª turma, para ele rever os colegas foi reviver um momento singular de sua vida. “É de uma beleza ver a história sendo preservada pelas memórias. Conheci esse curso como aluno, hoje eu vivencio como professor, então estou dos dois lados, e rever antigos colegas, antigos professores, foi muito especial”.
“Para todos nós que estávamos ali ontem, essa reconexão com a Universidade foi muito importante, a sensação foi a mesma, como se a gente tivesse saído de férias e voltado vinte anos depois, com as mesmas brincadeiras, conversando com as mesmas pessoas, do mesmo jeito e perguntando sobre as mesmas coisas”, completou Ranieri.
O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, salientou a alegria em estar vivenciando esse momento de reencontro. “Acho muito importante essa perspectiva afetuosa de lembrar, poder conversar sobre momentos importantes que foram vividos na história de vocês. Esse momento é singular”, ressaltou.
“Nós ficamos muito contentes, porque vocês são a inspiração de muitos dos nossos alunos que entram hoje aqui, esse é o grande valor do Mackenzie, são vocês, os nossos antigos alunos, vocês serão sempre bem-vindos aqui”, destacou o diretor do CCL, Rafael Fonseca.
Para o coordenador do curso de Jornalismo, Hugo Harris, é uma satisfação saber que esse elo entre professores e antigos alunos existe. “Eu mesmo já fui aluno de Jornalismo na UPM e tive aula com vários desses professores que estão aqui. Vocês, antigos alunos, estiveram em nossas salas de aula e atualmente estão prestando um excelente serviço, sendo cidadãos, levando nosso ensinamento para a comunidade”, realçou.
“É uma turma que eu tenho um carinho grande, não perdemos o contato durante esses vinte anos, é um prazer produzir este projeto, marcar a memória do curso é muito importante”, disse o organizador do Projeto Memória e professor do curso, Vanderlei Dias.
Também estiveram presentes no evento, o presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Cid Caldas; o pró-reitor de Graduação, Marcos Nepomuceno; o pró-reitor de extensão e cultura, Cleverson Pereira; o gerente de Projetos e Captação de Recursos no programa Para Sempre Mackenzista, Ciro Aimbiré; o coordenador de Programas, Projetos e Serviços, Lindberg Clemente; e professores do curso de Jornalismo.