Universidade Presbiteriana Mackenzie e Huawei assinam parceria para pesquisa com IA

Compartilhe nas Redes Sociais
Novos acordos preveem laboratório para desenvolvimento de estudos na área de Telecomunicações e Inteligência Artificial

17.10.2024 - EM Pesquisa e Inovação

Comunicação - Marketing Mackenzie


A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) assinou, nesta quarta-feira, 16 de outubro, duas novas parcerias com a empresa de tecnologia Huawei, para a realização de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). A assinatura dos acordos aconteceu no auditório Escola Americana, no campus Higienópolis. 
 
Os dois projetos são na área de Telecomunicações e Inteligência Artificial, ambos liderados pelo coordenador dos cursos de Engenharia Elétrica e de Computação, professor Bruno Lima, da Escola de Engenharia (EE) da UPM. Pela parceria, serão criados laboratórios específicos para cada uma das pesquisas. 
 
Um deles prevê o desenvolvimento do Laboratório de Datacom e Armazenamento de Dados e MOOC (Curso On-line Aberto e Massivo, na sigla em inglês), é um tipo de curso aberto oferecido por meio de ambientes virtuais de aprendizagem, sobre as tecnologias desenvolvidas. O laboratório servirá como um centro de treinamento para os alunos, parceiros da Huawei e futuros profissionais da área, com foco em redes de computadores, e terá como objetivo capacitar alunos da graduação na área de armazenamento de dados e telecom.
 
O outro projeto é focado no desenvolvimento de uma aplicação de suporte técnico e comercial, que funcionará via WhatsApp, utilizando inteligência artificial (IA). O Desenvolvimento de Sistema de Suporte Técnico e Comercial Baseado em Inteligência Artificial busca a criação de um chatbot para aperfeiçoar e ampliar o relacionamento da empresa chinesa com parceiros, clientes e distribuidores. A IA desenvolvida permitirá que toda a escola produtiva tenha um suporte para tirar dúvidas técnicas e corporativas.
 
“É um projeto muito voltado para o desenvolvimento dos alunos da graduação. A ideia é capacitar alguns estudantes, que irão replicar esse conhecimento com outros colegas que não fazem parte do laboratório”, explicou o professor Bruno Lima.
 
Para o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, o projeto marca a concretude e a importância do relacionamento entre Universidade e sociedade. “Desejo que essa parceria siga pelo mesmo caminho de outras parcerias duradouras, sendo sempre benéficas para o Mackenzie, para a empresa, mas, acima de tudo, à sociedade, para que possamos beneficiar as pessoas em geral”, destacou. 
 
Além disso, o reitor apontou também a importância da parceria para que o Mackenzie continue com grande destaque na inovação e tecnologia. “Estamos aproveitando a proximidade com empresas grandes para deixar a Universidade na crista da onda da tecnologia para formar nossos melhores talentos”, pontua Marco Tullio.

Para o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Milton Flávio Moura, presente na assinatura dos acordos, a importância da interação entre duas unidades acadêmicas da UPM, EE e Faculdade de Computação e Informática (FCI), é essencial. Segundo comenta, tal proximidade é um diferencial da instituição. “Nós nos aperfeiçoamos e nos aproximamos entre Computação e Engenharia. Vocês, alunos, são privilegiados, essa Universidade forma vocês para que estejam totalmente preparados para o mercado. Não estamos produzindo apenas conhecimento para vocês, mas também para o uso da sociedade”, disse.
 
O diretor da EE, Marcos Massi, apontou a importância e manutenção da criação de novos laboratórios altamente tecnológicos. “Fizemos um trabalho para modernizar os nossos laboratórios e os níveis de satisfação dos nossos alunos nessa área aumentou. Precisamos sempre galgar novos destaques, porque isso é bom para o Mackenzie e para a Escola de Engenharia”.
 
O evento de assinatura dos acordos contou com presença da comitiva da Huawei. O vice-presidente de Entregas e Serviços Brasil da empresa, Pang Chuanchun, celebrou a parceria com o Mackenzie e destacou a importância do investimento no desenvolvimento de novas tecnologias no país. 
 
Já o head Brasil Enterprise Service da Huawei, Luiz Gustavo Queiroz, apontou que a parceria se trata de um momento histórico. “A assinatura desse contrato representa um portal de entrada para uma nova era de inovação e possibilidades. As tecnologias vão ampliar nossa presença e consolidar nosso nome no mercado. Para Huawei, essa colaboração consolida a nossa liderança no mercado de tecnologia”, disse. 
 
A assinatura ainda contou com a presença outros membros da Diretoria Executiva do IPM, além de pró-reitores e diretores de unidades acadêmicas da UPM, e da gerente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios e Gestão de P&D, Mariani Silva Passos.
 
Os novos acordos assinados marcam a consolidação da parceria entre Mackenzie e Huawei, e reforçam a cooperação entre a Universidade e a empresa nas áreas tecnológicas estratégicas, alinhadas às necessidades de inovação no setor de telecomunicações e inteligência artificial. Além dos novos projetos, as duas instituições já possuem uma parceria ativa, o Inova Solar, com o laboratório voltado para pesquisa na área de energia fotovoltaica.