FAPESP e THI (Technische Hochschule Ingolstadt): Seed Fund – Chamada de Propostas 2024
A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a Universidade de Ciências Aplicadas de Ingolstadt THI (Technische Hochschule Ingolstadt) têm o prazer de receber inscrições para Chamada de Propostas para estudos exploratórios “Seed Fund 2024”.
O objetivo desta Chamada é iniciar colaborações de pesquisa e aprofundar conexões já estabelecidas entre pesquisadores do estado de São Paulo e da THI, sob duas modalidades de financiamento distintas.
Os tópicos de Pesquisa esperados devem versar sobre três especializações de pesquisa: "Segurança Veicular e Mobilidade Inovadora", "Inteligência Artificial" e "Energias Renováveis", nas quais a THI está representada no mapa de pesquisas da HRK (German Rectors' Conference).
Espera-se que as atividades realizadas sob esta Chamada tragam benefícios além da duração dos projetos, como o estabelecimento de colaborações internacionais de longo prazo, atividades autossustentáveis e/ou o desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias de alto impacto.
Esta Chamada tem como objetivo apoiar atividades de mobilidade e intercâmbio (como viagens e workshops) e os custos de estudos exploratórios (materiais de consumo, serviços de terceiros e equipamentos de baixo custo).
Pesquisas desenvolvidas em cooperação com a indústria são altamente incentivadas, aproveitando o ambiente de inovação da THI.
Os projetos podem ter duração de 6 meses a 2 anos, dependendo da linha de financiamento.
Data limite para submissão: 16/12/2024.
FAPESP - Belmont Forum: Chamada Regional África
A Chamada Regional da África (ARC) 2024 busca enfrentar os desafios da vulnerabilidade climática no continente africano, exacerbados pela interação de múltiplos fatores estressantes e pela baixa capacidade adaptativa regional. Nove dos dez países mais vulneráveis às mudanças climáticas do mundo estão localizados na África Subsaariana. A Chamada é parte dos esforços de agências de financiamento do continente para apoiar os objetivos da União Africana em clima, meio ambiente e sustentabilidade, bem como as áreas prioritárias da Agenda 2063. As propostas devem abordar temas como o Nexus Água-Energia-Alimentos-Saúde, Poluição e Preparação, Resposta e Recuperação de Desastres, com ênfase na transdisciplinaridade e parcerias transfronteiriças.
Data limite para submissão: 31/12/2024.
Chamada de Propostas Auxílio à Pesquisa - Projeto Geração - 2024
O Auxílio à Pesquisa - Projeto Geração destina-se a apoiar projetos de pesquisa baseados em ideias audaciosas que favoreçam o desenvolvimento de uma carreira de pesquisa de sucesso e ascensão em instituições de pesquisa no estado de São Paulo. Com o Auxílio à Pesquisa - Projeto Geração, a FAPESP oferece condições diferenciadas de financiamento de médio prazo para possibilitar que pesquisadores iniciem uma sólida carreira científica. Tendo em vista que o Auxílio à Pesquisa - Projeto Geração se destina a pesquisadores sem vínculo empregatício, também é oferecida uma Bolsa Projeto Geração para a manutenção do Pesquisador Responsável, que deve ter dedicação exclusiva ao desenvolvimento do projeto.
Data limite para submissão: 13/01/2025.
Chamada de Propostas: BIOTA Síntese 2024
A FAPESP lança por meio do Programa BIOTA (Instituto Virtual da Biodiversidade) esta Chamada de Propostas para financiar projetos de pesquisa de síntese de conhecimento em biodiversidade e serviços ecossistêmicos. O financiamento será concedido a projetos inovadores que deverão gerar novas ideias, modelos, paradigmas ou teorias a partir da análise ou reanálise de dados existentes. Espera-se que os projetos formem grupos de trabalho colaborativos, que reúnam membros brasileiros e, idealmente, estrangeiros, que irão compartilhar conhecimentos (acadêmicos e não- acadêmicos), dados e ferramentas de modelagem para abordar uma ampla gama de questões de biodiversidade, em diferentes escalas espaciais e temporais.
Data limite para submissão: 07/02/2025.
Chamada de Propostas “BIOTA Descoberta 2024”
A presente Chamada ocorre no âmbito do plano estratégico de Programa BIOTA 2030 (https://www.biota.org.br/plano-biota-2030/), idealizado com o objetivo de inovar e transformar o Programa BIOTA para lidar com os desafios da atualidade, fortalecendo a integração do conhecimento com a sociedade, valorizando o conhecimento dos componentes, processos e funções da biodiversidade. A geração de conhecimento em biodiversidade é uma premissa fundamental para atingir os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ODS 2030, link: brasil.un.org/pt-br/sdgs), tendo como meta principal o alcance das diferentes dimensões da sustentabilidade socioambiental, como a saúde e bem-estar, redução de pobreza e segurança alimentar, hídrica e climática para todas as pessoas em todos os lugares. Os ODS são interdependentes e relacionam-se fortemente com a conservação e o uso sustentável da biodiversidade na água (ODS 14) e na terra (ODS 15).
1O objetivo desta Chamada de Propostas é apoiar projetos de pesquisa que:
Abordem processos geradores e mantenedores da Biodiversidade (BIOTA Descoberta, www.biota.org.br/biotadescoberta) e fomentem a geração de conhecimento a partir dos acervos (BIOTA Coleções, www.biota.org.br/biotacolecoes).
Data limite para submissão: 07/02/2025.
Chamada de Propostas FAPESP PITE – Grandes Projetos
A FAPESP anuncia a Chamada de Propostas para a seleção de projetos de pesquisa no âmbito do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), com o objetivo de intensificar o relacionamento entre Instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa e empresas, por meio da realização de projetos de pesquisa cooperativos e cofinanciados pelas empresas parceiras em temas relacionados aos tratados nos Auxílios à Pesquisa Jovem Pesquisador – Fase 2, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) e Auxílios à Pesquisa – Projeto Temático.
Data limite para submissão: 10/02/2025.
O primeiro edital Praticar Ciência, iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Canal Futura da Fundação Roberto Marinho (FRM), tem por objetivo fomentar e promover produção de conhecimentos sobre atividades educativas nas áreas da Matemática, Física, Química e Biologia, reconhecendo e valorizando o desenvolvimento do pensamento científico resultante de práticas pedagógicas de professores e estudantes da educação básica paulista.
Data limite para submissão: 16/02/2025.
Chamada conjunta FAPESP-NWO 2024 “Eventos Extremos de Calor e Água”
Esta chamada de propostas tem como objetivo financiar pesquisas colaborativas que investiguem os efeitos das mudanças climáticas na saúde, especificamente como eventos extremos de calor e água afetam a saúde e o bem-estar humano em um contexto urbano. A pesquisa colaborativa deve ter foco em doenças, abranger uma perspectiva ampla sobre a dinâmica das cidades e avançar o conhecimento científico, além de aprimorar o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores e partes interessadas. Os projetos devem não apenas investigar os impactos dos eventos extremos de calor e água na saúde, mas também buscar soluções inovadoras, integradas à vida e aos ambientes de populações de alto risco e vulneráveis. Os pesquisadores podem optar por concentrar suas propostas em eventos extremos relacionados ao calor ou à água, ou em uma combinação de ambos.
Data limite para submissão: 04/03/2025.
PROASA: Chamada de Propostas 2024
O Programa FAPESP de Ciências do Oceano Atlântico Sul e Antártida (PROASA) tem como objetivo contribuir para a geração, disseminação e aplicação de conhecimento por meio de abordagens científicas, tecnológicas e inovadoras em dois compartimentos planetários interligados, mas ainda pouco conhecidos (o Oceano Atlântico Sul e a Antártida). Esses compartimentos modulam processos que influenciam positiva e negativamente o potencial de desenvolvimento sustentável no Estado de São Paulo, no Brasil e no mundo. Portanto, o PROASA considera iniciativas focadas em ambientes costeiros e marinhos no Atlântico Sul, sob e além da jurisdição nacional, e na Antártida, que inclui o continente Antártico e o Oceano Antártico (ou Oceano Antártico). O PROASA tem como objetivo contribuir para o avanço do conhecimento e sua aplicação para enfrentar crises planetárias e promover o desenvolvimento sustentável.
Data limite para submissão: 10/03/2025.
Chamada de Propostas para Auxílios à Pesquisa colaborativos entre pesquisadores da França e do estado de São Paulo, nos termos do Acordo de Cooperação celebrado entre a agência francesa e a FAPESP.
Data limite para submissão: 03/2025.
Submissões FAPESP/SNSF – Fundação Nacional de Ciência da Suíça
Sob o acordo de cooperação (Swiss National Science Foundation (fapesp.br) entre a FAPESP e a Fundação Nacional de Ciência da Suíça (SNSF), pesquisadores do estado de São Paulo e pesquisadores da Suíça podem submeter projetos de pesquisa colaborativos às duas instituições, com liderança alternada entre a FAPESP e a SNSF.
Data limite para submissão: 01/04/2025.
Chamada de propostas FAPESP - Belmont Forum: Florestas Tropicais (2024)
Por meio desta Chamada de Propostas, o Belmont Forum irá financiar, através das agências de fomento participantes, projetos de pesquisa colaborativa de até 3 anos de duração, que busquem coordenar ações e projetos com abordagem transdisciplinar para desenvolver soluções inovadoras para os desafios enfrentados nas regiões de florestas tropicais e sistemas naturais associados. Reconhecendo as diferenças na governança, na diversidade social e cultural e na configuração territorial, esta Chamada (CRA) abrange florestas tropicais em todo o mundo.
Data limite para submissão: 30/05/2024.
Belmont Forum Collaborative Research Action 2023: Climate, Environment, and Health 2 (CEH2)
Por meio dessa Chamada de Propostas, o Belmont Forum irá financiar, através das agências de fomento participantes, projetos de pesquisa colaborativa de até 3 anos de duração, que busquem melhorar a compreensão sobre as interações entre clima e meio ambiente, visando proteger e promover a saúde ecológica, planetária e humana diante dos desafios climáticos.
Data limite para submissão: 01.2024
CEPID: Chamada de Propostas 2022
O Programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP, estabelecido em 1998, financia projetos de pesquisa que abordam perguntas transformativas do conhecimento atual e cujos resultados possam ter impactos positivos para a sociedade. Os CEPIDs devem realizar pesquisas ousadas de excelência internacional em temas relevantes em sua área do conhecimento. O CEPID procura agregar pesquisadores em torno de questões de pesquisa fundamentais ou orientadas para aplicações para se transformar em um Centro de Classe Mundial em Pesquisa. Entende-se por pergunta de pesquisa fundamental aquela que questiona ou avança o entendimento de uma área do conhecimento.
CALENDÁRIO DE CICLOS DE SUBMISSÕES DE CEPIDs por Grande Área do Conhecimento | |
Ciências da Saúde, Biológicas e Agronomia e Veterinária | 16/08/2021 a 15/09/2021 |
Ciências Humanas e Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Economia e Administração | 18/07/2022 a 02/09/2022 |
Ciências Exatas e da Terra e Engenharias | set/23 |
Ciências da Saúde, Biológicas e Agronomia e Veterinária | set/24 |
Ciências Exatas e da Terra e Engenharias | set/25 |
Ciências da Saúde, Biológicas e Agronomia e Veterinária | set/26 |
Submissões em fluxo contínuo FAPESP/SNSF – Fundação Nacional de Ciência da Suíça
Sob o acordo de cooperação entre a FAPESP e a Fundação Nacional de Ciência da Suíça (SNSF), pesquisadores do estado de São Paulo e pesquisadores da Suíça podem submeter projetos de pesquisa colaborativos às duas instituições, com liderança alternada entre a FAPESP e a SNSF. Propostas podem ser submetidas a qualquer momento entre 1 de outubro de 2021 e 30 de setembro de 2022, ou segundo o cronograma da SNSF no período subsequente.
Data limite para submissão: 30/09/2022
PITE-FAPESP - Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica
Fluxo Contínuo
O Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) destina-se a financiar projetos de pesquisa em instituições acadêmicas ou institutos de pesquisa, desenvolvidos em cooperação com pesquisadores de centros de pesquisa de empresas localizadas no Brasil ou no exterior e cofinanciados por estas. O Programa tem como objetivo intensificar o relacionamento entre universidades/institutos de pesquisa e empresas, por meio da realização de projetos de pesquisa cooperativos e cofinanciados.
Fluxo Contínuo
O auxílio Pesquisador Visitante destina-se a cobrir, total ou parcialmente, as despesas referentes à visita de pesquisador experiente, vinculado a instituição de pesquisa do exterior ou do Brasil a uma instituição de pesquisa no Estado de São Paulo, por um período contínuo e não superior a um ano. O objetivo principal é viabilizar a colaboração entre pesquisadores no desenvolvimento de projetos de pesquisa em andamento, ou a ponto de serem iniciados, na instituição anfitriã.
Fluxo Contínuo
The joint proposal must have two principal investigators, one in São Paulo and one in Germany. They will be the central contact for the project management towards FAPESP and DFG, respectively. The proposal must be written in English.
Fluxo Contínuo
O auxílio oferece financiamento para a publicação de periódicos, artigos e livros que exponham resultados originais de pesquisa realizada por pesquisador com título de doutor ou qualificação equivalente, vinculado a instituição de ensino superior e pesquisa, pública ou privada, no Estado de São Paulo.
Fluxo Contínuo
A modalidade Projeto Temático destina-se a apoiar propostas de pesquisa com objetivos suficientemente ousados, que justifiquem a duração de até cinco anos e as condições especialmente favorecidas de apoio e financiamento, incluindo a possibilidade de concessão de solicitações complementares vinculadas ao projeto.
41/2016 - DFG/Fapesp Coordinated Programmes
Fluxo Contínuo
FAPESP and DFG offer funding for bilateral jointly coordinated programmes, such as bilateral research training groups, research units as well as collaborative research centres. Groups of researchers from Germany and from the State of São Paulo, Brazil, wishing to perform a coordinated project within those funding lines should follow the description of the joint programme below and the guidelines of the respective programmes at DFG and FAPESP. All programmes follow a 2-stage procedure on the basis of a draft proposal and a full proposal at DFG.
CONSITEC - Consórcios Setoriais para Inovação Tecnológica
Fluxo Contínuo
O Consórcios Setoriais para Inovação Tecnológica (ConSITec) foi criado em 2000 com o objetivo de estimular a colaboração entre grupos de pesquisa ligados a instituições paulistas e aglomerados de empresas de um mesmo setor para resolver problemas tecnológicos de interesse comum. As propostas de pesquisa devem permitir interação abrangente e sustentável por prazos mais dilatados. O programa oferece auxílios para a implantação e modernização da infraestrutura de laboratórios de grupos voltados para a pesquisa tecnológica instalados em uma ou mais instituições de pesquisa e também concede auxílios individuais a pesquisadores.
Fluxo Contínuo
O auxílio Regular oferece financiamento para projetos de pesquisa individuais a serem desenvolvidos sob a responsabilidade de um Pesquisador Responsável com título de doutor ou qualificação equivalente avaliada por sua súmula curricular, vinculado a entidades de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo.
Participação em Reunião Científica e/ou Tecnológica
Fluxo Contínuo
O auxílio destina-se a financiar parcialmente a participação de pesquisadores do Estado de São Paulo em reuniões científicas ou tecnológicas, no Brasil ou no exterior, para a apresentação de trabalho de sua autoria, não publicado, resultado de projeto de pesquisa financiado pela FAPESP, que exponha resultados inéditos de pesquisa.
FAPESP/BBSRC Pump-Priming Award (FAPPA)
Fluxo Contínuo
O objetivo da chamada é propiciar um mecanismo de curto prazo para apoiar o desenvolvimento de novas parcerias entre grupos de pesquisa do Estado de São Paulo, financiados pela FAPESP, e grupos de pesquisa patrocinados pelo BBSRC, no Reino Unido.
Programa de Pesquisa em Políticas Públicas
Fluxo Contínuo
O Programa de Pesquisa em Políticas Públicas destina-se à apoiar projetos de pesquisa aplicada que visem a produção e a sistematização de conhecimentos diretamente relevantes para a formulação e a implementação de políticas públicas de significativa importância social, desenvolvidos em parceria com as instituições responsáveis pela sua implementação, cujos resultados tenham impacto no Estado de São Paulo. O programa reúne Institutos de Pesquisa, Universidades e organismos do Setor Público Estadual (Secretarias Estaduais e Municipais, Empresas Estatais e Prefeituras), do Setor Público Federal e organismos do Terceiro Setor (Fundações e Organizações Não Governamentais).
Fluxo Contínuo
O auxílio destina-se a reparo de equipamento relevante para a execução de projeto de pesquisa em instituição no Estado de São Paulo.
42/2015 - EU-Brazil on Advanced Lignocellulosic Biofuels
Fluxo Contínuo
Horizon 2020 (H2020) is the European Union Research and Innovation program offering nearly € 80 billion of funding over 7 years (2014 to 2020). H2020 proposals can include researchers, academic and non-academic institutions (including enterprises) from countries outside the European Union (EU). However, while the EU will fund the participation of partners from EU enlargement and neighboring countries and from developing countries, it does not automatically fund the partners from industrialized countries and emerging economies such as Brazil. Proposal must be written in English.
Organização de Reunião Científica e/ou Tecnológica
Fluxo Contínuo
Destina-se a alunos de graduação em instituições de ensino superior localizadas no Estado, para desenvolvimento de pesquisa científica (IC) ou tecnológica (IT) sob a direção de um orientador com título de doutor ou qualificação equivalente, avaliado por sua súmula curricular. O aluno já deve ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para o desenvolvimento do projeto de pesquisa.
Chamada Conjunta de Propostas FAPESP/CONFAP/Horizon Europe
Fluxo contínuo
O Horizon Europe é uma iniciativa de pesquisa científica da União Europeia com duração de 7 anos, sucessora do Programa Horizon 2020. É o nono programa-quadro europeu de Pesquisa e Inovação (2021-2027). A expectativa é que este programa ajude a fortalecer a base de conhecimento europeia por meio de pesquisas de fronteira, estimular inovações e apoiar o desenvolvimento e a demonstração de soluções inovadoras.
Fluxo Contínuo
A Bolsa de Doutorado da FAPESP destina-se a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições Públicas ou privadas do Estado de São Paulo para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em tese. O orientador deve ter título de doutor ou qualificação equivalente, avaliada por sua súmula curricular. A responsabilidade pelo projeto cabe principalmente ao orientador, mas o candidato deve participar intensamente de sua elaboração e estar capacitado para discuti-lo e analisar os resultados.
Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE)
Fluxo Contínuo
A bolsa é concedida a pesquisador com título de doutor ou qualificação equivalente, comprovada por sua súmula curricular, para a realização de atividades de pesquisa em instituição no exterior.
Fluxo Contínuo
Destina-se a alunos de graduação em instituições de ensino superior localizadas no Estado, para desenvolvimento de pesquisa científica (IC) ou tecnológica (IT) sob a direção de um orientador com título de doutor ou qualificação equivalente, avaliado por sua súmula curricular. O aluno já deve ter concluído um número suficiente de disciplinas relevantes para o desenvolvimento do projeto de pesquisa.
Fluxo Contínuo
A finalidade do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes (JP-FAPESP) é possibilitar a criação adequada de oportunidade de trabalho para jovem pesquisador ou grupo de jovens pesquisadores de grande potencial, de preferência em centros emergentes de pesquisa.
Fluxo Contínuo
A Bolsa de Mestrado da FAPESP destina-se a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições Públicas ou privadas do Estado de São Paulo para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em dissertação. O orientador deve ter título de doutor ou qualificação equivalente, avaliada por sua súmula curricular. A responsabilidade pelo projeto cabe principalmente ao orientador, mas o candidato deve participar intensamente de sua elaboração e estar capacitado para discuti-lo e analisar os resultados.
Fluxo Contínuo
A Bolsa de Doutorado Direto da FAPESP se destina a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu de instituições públicas ou privadas do Estado de São Paulo, sem o título de mestre, para o desenvolvimento de projeto de pesquisa que resulte em tese. O orientador deve ter título de doutor ou qualificação equivalente, avaliado por sua súmula curricular. A responsabilidade pelo projeto cabe principalmente ao orientador, mas o candidato deve participar intensamente de sua elaboração e estar capacitado para discuti-lo e analisar os resultados.
Fluxo Contínuo
A Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP tem por objetivo criar as condições para a incorporação temporária a grupos de pesquisa ativos no Estado de São Paulo de cientistas muito promissores, que tenham obtido o título de doutor há menos de 7 (sete) anos e que sejam aprovados no rigoroso processo de seleção da FAPESP.
Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE)
Fluxo Contínuo
Apoiar a realização de estágios de pesquisa de curta e média duração, por bolsistas da FAPESP de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado/Doutorado Direto e Pós-Doutorado, no exterior. O estágio de pesquisa no exterior é obrigatoriamente parte integrante de bolsa de pesquisa no país, não podendo ser solicitado independentemente. Esse apoio se dará na forma da concessão de Bolsas Estágio de Pesquisa no Exterior, com duração variável, de acordo com a modalidade de bolsa usufruída pelo candidato.
Bolsa de Jornalismo Científico
Fluxo Contínuo
O Programa José Reis de Incentivo ao Jornalismo Científico (Mídia Ciência) foi lançado em outubro de 1999 para estimular a formação de profissionais capazes de lidar com informação sobre ciência e tecnologia na grande imprensa, na imprensa especializada, na internet ou em áreas de comunicação de instituições de ensino e pesquisa.
Fluxo Contínuo
O Programa de Melhoria do Ensino Público da FAPESP apoia pesquisas que tenham como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público no Estado de São Paulo.