Alunas da Faculdade de Computação e Informática (FCI) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Alphaville, em parceria com a ONG Associação para Proteção de Crianças e Adolescentes Cepac-Barueri, participaram de um projeto que promove a capacitação tecnológica do público feminino, o WomanTech.
Durante a ação, as alunas ministraram oficinas sobre vários temas: Pensamento Computacional, Desenvolvimento de Sites e prototipação de Apps, Uso de Ferramentas de Inteligência Artificial e Segurança na Internet.
A professora Marcilyanne Gois, coordenadora do projeto WomanTech e docente da FCI, destaca a importância de iniciativas voltadas para o público feminino na tecnologia. "Ações como essa são importantes para que as meninas conheçam as várias possibilidades de atuação na carreira de tecnologia", afirma.
Pesquisas mostram que o número de mulheres nas carreiras STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) é significativamente menor em comparação ao público masculino. A iniciativa busca reduzir essa disparidade.
O WomanTech está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o de equidade de gênero. Cada vez mais, empresas e organizações criam programas específicos para incluir mulheres na tecnologia, reforçando a relevância e o impacto desse movimento. "Esse tipo de iniciativa desperta o interesse das meninas pela tecnologia e mostra que o conhecimento tecnológico é essencial em qualquer carreira”, reforça Marcilyanne.
O impacto do projeto também foi destacado pelas alunas que participaram como instrutoras. Marina Lucas Martins, estudante de Sistemas de Informação, compartilha sua experiência: “Ter a oportunidade de compartilhar meu conhecimento e aprender com as meninas foi enriquecedor. Pude desenvolver a empatia e a flexibilidade, buscando sempre me adaptar em uma abordagem que tornasse o conteúdo relevante para elas”, disse a estudante, que completa: “Iniciativas como essa são importantes para formar futuras profissionais na área. Sinto-me realizada”.
Sobre a ONG CEPAC
A Associação para Proteção de Crianças e Adolescentes - Cepac, é uma organização da sociedade civil, que atua há 30 anos em cinco unidades na cidade de Barueri. Atende crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para o acesso aos direitos por meio do desenvolvimento da autonomia, fortalecimento de vínculos familiares, fomento à cultura e qualificação profissional.
Sobre o Projeto WOMANTECH
O Projeto WomanTech é um projeto de extensão coordenado pela professora Marcilyanne Moreira Gois e envolve um grupo de professoras da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
O projeto tem por objetivos: propor iniciativas que despertem o interesse do público feminino por cursos e carreiras na área de tecnologia; promover a equidade de gênero por meio de capacitações tecnológicas e encontros com alunas dos cursos da FCI; impulsionar o protagonismo das mulheres em ambientes cuja participação feminina é reduzida; conectar mulheres de destaque na área de STEM com alunas; e envolver alunas em ações focadas no empoderamento e desenvolvimento de mulheres.
As atividades são desenvolvidas e executadas por alunas dos cursos de Tecnologia da Faculdade de Computação e Informática e supervisionadas por professoras da mesma unidade acadêmica.