A Escola de Engenharia (E.E) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) deu continuidade nas comemorações de seus 125 anos. Inaugurada em 1896 como uma das primeiras escolas de ensino superior brasileira, a E.E celebrou a trajetória e a qualidade de seu ensino ao longo dos anos com a Aula Magna do semestre 2021.2, evento realizado no dia 13 de agosto e transmitido de forma on-line.
O tema foi 125 anos de Engenharia Civil Mackenzie: Desafios e Soluções para o Desenvolvimento Sustentável e contou com a palestra do antigo mackenzista e atualmente vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Walter Sant’Ana.
O diretor da E.E, Marcos Massi, parabenizou a todos que participaram dessa trajetória de sucesso, afirmando que diversas marcas são deixadas pelos mackenzistas na sociedade, sobretudo na cidade de São Paulo, pois o desenvolvimento da capital se entrelaça com a história da Instituição. “Manter a tradição caminhando junto à inovação não é tarefa fácil, para isso é necessário ter um projeto pedagógico moderno e atento às transformações do país e do mundo”, destacou o diretor, afirmando que tais características estão presentes no ensino mackenzista.
Em 2021, a UPM está focada em pesquisas, buscando sempre maneiras de contribuir com a sociedade e inovar no meio acadêmico. “Temos trabalhado muito forte para que a Escola de Engenharia cresça em qualidade e para isso determinamos alguns tripés: o fortalecimento do corpo docente, na sua renovação e capacitação e o investimento nos laboratórios, para que eles continuem aptos e permitam que as pesquisas sejam desenvolvidas no nível de aplicação e que atraiam a indústria, contribuindo para a formação dos nossos estudantes”, afirmou o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos.
Em sua palestra, o vice-reitor da UEMA, Walter Sant’Ana, apresentou alguns temas importantes como o desenvolvimento sustentável, o histórico e objetivos; a importância dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) nas Universidades; implantação dos ODS e o Desenvolvimento Sustentável na UEMA e soluções sustentáveis para a Engenharia Civil.
Ao final da apresentação, Sant’Ana deixou um conselho para os futuros engenheiros, o mesmo que repassou para seus filhos acadêmicos: “Que sejam proativos, menos egoístas e que estejam preparados sempre. Sejam versáteis para as questões que podem vir e nunca parem de estudar, pois a evolução é constante. Não esqueçam do coletivo, pensem na sociedade que precisa tanto de um engenheiro e do seu trabalho”, finalizou.
Também estiveram presentes na Aula Magna o pró- Reitor de Extensão e Cultura da UPM, Cleverson de Almeida; a coordenadora do curso de Engenharia Civil da UPM, Patrícia Barbosa da Silva; o coordenador de Extensão da Escola de Engenharia da UPM, Delmarcio Gomes; o capelão universitário, reverendo Gildásio Reis; a coordenadora de Desenvolvimento Pedagógico da UPM, Magda Pechliye; e o coordenador de Fomento a Pesquisa UPM, Leandro Augusto da Silva.