Eventos

Centro de Música Brasileira comemora 40 anos com concerto gratuito no Mackenzie

 Orquesta Câmara Miller interpretará 16 composições na comemoração

11.11.202412h56 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Centro de Música Brasileira comemora 40 anos com concerto gratuito no Mackenzie

No dia 23 de novembro, sábado, o Centro de Música Brasileira (CMB) celebra seus 40 anos de história. Em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), por meio da Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o CMB fará um concerto especial que contará com a participação de Sandro Bodilon (canto) e Rosana Civile (piano). A apresentação tem como foco a promoção e a difusão da música erudita brasileira. A celebração acontecerá às 18h no auditório Escola Americana, no campus Higienópolis do Mackenzie, em São Paulo. O evento é gratuito e tem classificação livre.

O concerto contará, também, com a participação da Orquestra de Câmara Miller, regida por Gretchen Miller, interpretando obras de 16 compositores brasileiros. Entre as homenageadas estão importantes figuras femininas da música erudita do Brasil, como Helza Camêu, Babi de Oliveira, Carmen Vasconcellos, Clorinda Rosato, entre outras. O programa também incluirá peças de compositores consagrados como Osvaldo Lacerda, Cláudio Santoro, Ernani Aguiar e Alexandre Guerra, e trará uma série de canções e obras instrumentais de grande significado no cenário da música clássica brasileira.

Entre as composições de destaque, estão as escritas por mulheres, como “Saudade” de Helza Camêu, com texto de Vicente de Carvalho, e “Singela Canção de Maria” de Babi de Oliveira. A pianista Rosana Civile também se apresentará em um solo de “Três Momentos em New York” de Eunice Katunda, uma peça que explora influências do jazz e da música popular brasileira.

Além disso, o público terá a oportunidade de ouvir interpretações das “Duas Canções” de Osvaldo Lacerda, peças como o Miniconcerto Grosso de Cláudio Santoro e a “Flaureando Allegremente”, de Alexandre Guerra.

Fundado em 1984 pelo compositor Osvaldo Lacerda, o CMB tem como missão promover a música erudita brasileira, por meio de um grupo autogerido de instrumentistas, amadores e profissionais voluntários.  A atual presidência da instituição é ocupada por Eudóxia de Barros, que é pianista e defensora da música brasileira.

Serviço
Concerto de 40 anos do Centro de Música Brasileira

Data: 23 de novembro (sábado)

Horário: às 18h

Local: Rua Piauí, 130 - Higienópolis, auditório Escola Americana

Entrada: gratuita