O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM), referência em atendimentos de urgência, emergência e queimados, está realizando uma campanha que visa ampliar a qualidade e a quantidade de atendimentos, especialmente para crianças. Por meio de um projeto de captação incentivada, pessoas físicas podem destinar, no preenchimento da declaração completa, até 3% do seu Imposto de Renda para ajudar o Hospital Mackenzie.
Os doadores não precisam pagar nada a mais para destinar os valores para o Hospital. A quantia doada será subtraída do montante a ser pago ao governo ou somado à restituição, no caso de quem tem valores a receber.
A doação pode ser feita por qualquer pessoa física, de qualquer lugar do país, durante o período da declaração do Imposto de Renda, que vai até 31 de maio.
O Hospital Mackenzie realiza mais de 50 mil exames laboratoriais, 28 mil atendimentos de urgência e emergência, 6 mil exames de imagem, 6 mil atendimentos ambulatoriais e 2 mil internamentos. Desse total, 95% são procedimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A ala exclusiva para o atendimento de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, encaminhados pelo SUS, é dividida em três pavimentos com 100 leitos para internações, dos quais dez são destinados à UTI pediátrica.
Os valores arrecadados por meio do IR serão utilizados para a revitalização da ala pediátrica, proporcionando maior conforto e um ambiente acolhedor para os pacientes e suas famílias. Além disso, contribuirá para a modernização de equipamentos destinados à realização de exames e tratamentos.
João Miguel
Um caso que representa a importância dessa doação é a de João Miguel de Andrade dos Santos, de seis anos, que foi diagnosticado com leucemia LLA em dezembro de 2021, quando tinha apenas 4 anos.
Quando sua mãe, Camila Andrade, percebeu sinais preocupantes como palidez, cansaço extremo e manchas roxas pelo corpo, ela decidiu procurar ajuda médica imediatamente.
Os níveis de plaquetas estavam tão baixos que ele precisava de uma transfusão urgente. Chegou de ambulância ao Hospital Mackenzie, onde coletou novos exames e já ficou internado, como relembra Camila: “Ficamos desesperados, mas a equipe do Hospital foi muito eficiente, desde o início. Rapidamente saiu o diagnóstico e o tratamento já foi iniciado”, conta.
Ao longo de nove meses, João Miguel passou por um intenso tratamento com quimioterapia, que resultou na perda de cabelo e na impossibilidade de frequentar a escola.
Atualmente, o pequeno paciente encontra-se na etapa do tratamento chamada de manutenção. Ele toma medicação em casa, retornou à escola e faz visitas mensais à ala pediátrica oncológica do Hospital Mackenzie. Todo o tratamento é realizado pelo SUS.
Muito comunicativo, o garoto descreve com gratidão a importância do Hospital Mackenzie em sua vida: “O Hospital Mackenzie foi muito bom para mim, e meus pais não tiveram que pagar nada. Hoje estou bem melhor e só preciso voltar lá às vezes”, destaca ele.
Destinar a doação do Imposto de Renda para o Hospital Mackenzie é uma oportunidade de colaborar para que outras crianças como João Miguel tenham suas vidas salvas.
Incentive a doação
Com um gesto solidário, o Hospital Mackenzie poderá continuar oferecendo atendimentos de excelência e promovendo esperança e cura para aqueles que mais precisam. Faça a diferença!
Confira o passo a passo de como fazer a doação do Imposto de renda para o Hospital.