“Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva”
A canção de Ary Barroso já dizia o quanto a criatividade é importante na vida de uma criança. Mas e se ela fosse uma ferramenta na hora da aprendizagem? Essa é a essência do Espaço MackMaker, do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Higienópolis, programa de aprendizagem criativa feito em parceria com a Faber-Castell e orientações do pesquisador Leo Burd, diretor do Programa de Aprendizagem Criativa Lemann do Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês).
O programa começou neste 2018, com as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental como implementação, e após avaliar o resultado entre as crianças, pais e professores, o objetivo é ampliá-lo para abranger cada vez mais turmas.
No CPM, a proposta do MackMaker de aprendizagem criativa está incluída no currículo e acompanha a aprendizagem dos conceitos propostos pelo Sistema Mackenzie de Ensino (SME), ampliando as possibilidades por meio da construção de protótipos. Na prática, isso significa que o conhecimento sai do livro didático e é transportado para um universo dinâmico, com várias possibilidades e inspirações às crianças, que aprendem de forma divertida com músicas, vídeos, trabalhos em equipe e outras técnicas variadas.
Um dos pilares da aprendizagem criativa é a formação de “micromundos”, que devem ser ambientes ricos em materiais e ferramentas para os alunos explorarem. Esse espaço é transformado de forma que os alunos se sintam em um local diferente da sala de aula tradicional.
Um detalhe interessante a ser destacado é a porta desse novo espaço. Segundo Burd, é de extrema importância que ela tenha sempre uma modificação, transformando-a em uma espécie de “portal” de entrada para o novo micromundo. Atualmente, o Espaço MackMaker tem o tema “No Fundo do Mar” e a porta está decorada como a boca de um tubarão.
Ali, o que é aprendido em classe é vivenciado pelas crianças e explorado de forma criativa, para incentivá-las a desenvolver habilidades essenciais, tanto na vida como para o mercado de trabalho, como resolução de problemas, pensamento crítico, trabalho em equipe, comunicação, atenção e inovação. A ideia é sugerir problemáticas que devam ser resolvidas pelos alunos.
Um bom exemplo do funcionamento da dinâmica no MackMaker foi a aula em que as crianças estavam aprendendo o conceito de “flutua ou afunda” e tiveram a tarefa de montar um barco com objetos que o fariam flutuar na água. Logo depois, testaram suas criações para ver se funcionavam (veja o vídeo aqui). Importante ressaltar que, na aprendizagem criativa, o erro não é ensinado como um fracasso, mas como uma primeira tentativa que não deu certo e que pode ser melhorada até se alcançar o sucesso da experiência.
Em um mercado de trabalho que pede cada vez mais criatividade a seus profissionais, o Espaço MackMaker incentiva o desenvolvimento de habilidades necessárias voltadas não apenas à futura profissão das crianças, como também para a vida, de forma que se tornem protagonistas em seus cotidianos.