Controle emocional no ambiente de trabalho: como alcançá-lo?

07.02.202410h00 Comunicação - Marketing Mackenzie

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Controle emocional no ambiente de trabalho: como alcançá-lo?

Manter o controle emocional no ambiente de trabalho é fundamental para alcançar objetivos e metas, além de manter relacionamentos saudáveis com os colegas e superiores. O termo refere-se a alguém que, apesar dos acontecimentos que lhe rodeiam e dos pensamentos sabotadores que surgem em sua mente, consegue manter uma atitude positiva ao enfrentar problemas, não se deixando levar por impulsos, sentimentos ou emoções negativas.

Para ter autodomínio das emoções é importante desenvolver técnicas e estratégias que ajudem a encontrar soluções para os problemas do dia a dia. Neste artigo, selecionamos algumas dicas fundamentais para implementar o conhecimento e equilibrar a vida profissional com a pessoal.

Autoconhecimento

Ter plena consciência de si e ser capaz de identificar os sentimentos é um dos principais pontos definidos por Daniel Goleman, psicólogo e jornalista americano que criou o conceito de inteligência emocional, em 1995. O autor enfatiza que as relações interpessoais florescerão quando o indivíduo consegue prever certas reações e emoções.

Comunicação assertiva

Uma comunicação clara e objetiva, sem deixar com que as emoções tomem conta da situação, é extremamente importante para cultivar o controle emocional. Dessa maneira, nada será levado para o lado pessoal. Com um linguajar assertivo e profissional, também é possível evitar ruídos de comunicação.

Vida pessoal e profissional

Se a vida pessoal não estiver bem-administrada ela pode atrapalhar a profissional. Para se ter sucesso é imprescindível separá-las. Este processo exige esforço e dedicação, mas é fundamental para o desenvolvimento. O uso de uma agenda para o trabalho e um diário pessoal tende as ser uma boa pedida na compreensão das emoções, separando as atividades.

Saúde

Ao cuidar da saúde física e mental, além de manter o equilíbrio, desenvolve-se maneiras de melhorar as relações interpessoais. A ajuda de profissionais e o uso de tempo livre para atividades físicas, hobbies e outras formas de lazer é essencial para uma vida mais tranquila, satisfatória e bem-sucedida profissionalmente.