Universidade

Cursos de Especialização lato sensu Mackenzie recebem empresas parceiras

Encontro teve o objetivo de estreitar o relacionamento com empresas de diferentes segmentos

30.01.202515h40 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Cursos de Especialização lato sensu Mackenzie recebem empresas parceiras

Na manhã de terça-feira, 28 de janeiro, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPG) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Coordenadoria de Cursos de Especialização - lato sensu (CCEP), recebeu empresas parceiras para um café da manhã, marcando o início do ano letivo. 

Durante a abertura institucional, o chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro Monteiro, fez uma reflexão sobre o conhecimento e a importância de aprender a aprender. “Só se tem o espírito aprendente quando se reconhece que conhecimento deriva de algo chamado sabedoria. Muitos confundem conhecimento com sabedoria, mas sabedoria é ver a vida com os olhos de Deus, é saber aplicar bem o conhecimento”, disse. 

O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, disse que o evento foi motivado, pensado e realizado para as empresas, que representam importantes segmentos do Brasil e do mundo. “Queremos contribuir para o desenvolvimento das empresas e, ao mesmo tempo, continuar cumprindo a missão histórica da Universidade Mackenzie. Vamos caminhando juntos na construção e crescimento de carreira dos nossos alunos”, afirmou. 

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UPM, Maria Cristina Triguero, destacou que a oportunidade de crescimento profissional a partir da especialização é fundamental para qualquer profissional e para qualquer empresa.  

“A formação de profissionais que já estão no mercado de trabalho, por intermédio do lato sensu, é um objetivo estratégico da Universidade. Em 2024, o Mackenzie teve mais de dois mil alunos dentro dos cursos de especialização, com oferta e portfólio muito variados, atendendo demandas do mercado”, disse a pró-reitora. 

A palestra Parceria universidade-empresa: conexão entre o conhecimento, a inovação e a capacitação profissional no mundo corporativo, oferecida para as empresas, foi ministrada pela docente da UPM e especialista em neurolinguística, neuroliderança e empreendedorismo, Andrea Deis. 

Relacionando os conceitos e as necessidades do mundo corporativo com exemplos de dinâmicas realizadas com empresas reais, Andrea Deis afirmou que “para entender o que é preciso para a empresa, é preciso entender quem são as pessoas que fazem parte da empresa”.

“Falamos sobre cultura organizacional, gestão, financeiro, tecnologia, ciência de dados, mas não podemos deixar de trazer a expectativa do autoconhecimento, isto é, você sabe quem você é para entender o impacto que tem sobre o outro?”, questionou a docente. 

Outro ponto de destaque foi a importância da confiança entre colegas e o trabalho em equipe entre diferentes áreas da mesma empresa. “O que adianta ir para a sala de aula, ter o conhecimento, se na vida profissional, como realmente é, o profissional não consegue trabalhar em equipe e entre diferentes áreas da mesma empresa”. 

O coordenador dos cursos de Especialização lato sensu, Adilson Aderito da Silva, e o professor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), Adilson Caldeira, que foi o moderador na ocasião, também participaram do evento.