O X Fórum de Aprendizagem Transformadora, realizado pelo Centro de Excelência em Ensino e Aprendizagem Transformadora (CEAT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), foi encerrado nesta sexta-feira, 24 de janeiro. O tema da edição foi 2030 em Perspectiva: Tendências e Desafios para a Educação Superior.
No início da manhã, os docentes mackenzistas se reuniram no auditório Ruy Barbosa, campus Higienópolis, para acompanhar a palestra 2030 em Perspectiva: Horizontes para a Educação Superior, com Luiz Bevilacqua, cientista brasileiro mais conhecido pelo seu trabalho como Presidente da Agência Espacial Brasileira e professor Emérito da UFRJ; e Marina Feferbaum, coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) e da área de Metodologia de Ensino da FGV Direito SP.
“Qual o futuro que queremos desenhar daqui para frente?”, questionou Marina Feferbaum, que na sequência explicou que para entender esse futuro incerto da universidade, foram observadas nove tendências de práticas em sala de aula, a partir do mapeamento de relatórios futurísticos e artigos científicos.
Entre as tendências, apresentadas por Feferbaum, estão a urgência do protagonismo estudantil e como criar experiências significativas e uma mudança de paradigma; o global-local, isto é, o papel da universidade de mudar o entorno em que está presente; a cidadania e sustentabilidade; a democratização da aprendizagem; o papel da tecnologia enquanto ferramenta; e o bem-estar e inclusão dos alunos.
Já o pesquisador Luiz Bevilacqua destacou que todos os envolvidos na educação superior precisam estar preparados para a mudança, pois “o conhecimento andou rapidamente, as experiências universitárias e tecnológicas avançaram de maneira extraordinária e com mais velocidade”. Para ele, essa onda de choque cultural mostra que os métodos precisam mudar, pois existem novas metodologias e necessidades no mundo moderno.
“Se vamos mudar a universidade, é preciso que haja uma mudança importante em todo o sistema educacional, na organização das disciplinas, no modo de se comunicar com os estudantes”, afirmou Bevilacqua.
Após o debate, foram premiadas as Iniciativas de Aprendizagem Transformadora (IAT) e, em seguida, o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, participou virtualmente do encerramento. “São dez fóruns, cuidadosamente elaborados, com excelente qualidade e que visa o desenvolvimento daqueles que estão dentro da universidade”, disse.
Vasconcelos desejou um ótimo ano letivo aos docentes e afirmou que “tenho muita segurança na qualidade, competência e dedicação de todos os quase 1.200 professores da nossa casa”.
O evento foi encerrado com um momento cultural, realizado em parceria entre o CEAT e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREC). A apresentação, feita pela cantora e compositora, Carla Ponsi, junto com o violinista, Welligton Silva, e o multi-instrumentista, Marcos Lou, trouxe músicas que trataram sobre mudanças no trabalho, na tecnologia e na educação.