No Brasil, comemora-se o Dia do Bibliotecário em 12 de março desde 1980 (decreto nº 84.631), ano em que a data foi instituída para ser celebrada em todo território nacional. O Mackenzie parabeniza este excepcional e essencial profissional pelo seu dia e seu importante trabalho, que tem relevante destaque em toda sua atuação, com especial atenção para instituições de ensino, como é o caso do Mackenzie.
Em nossas unidades, nossas bibliotecas são destaque pela arquitetura e acervos (um total de 190.658 títulos e 630.853 exemplares), mas em especial pelos profissionais competentes e dedicados que cuidam de tudo isso e atuam para que os usuários tenham sempre a melhor experiência.
Conheça mais sobre as bibliotecas do Mackenzie aqui.
Sobre a data
O dia 12 de março foi escolhido por ser a data de nascimento de Manuel Bastos Tigre, engenheiro, escritor, poeta e jornalista considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Nascido em 1882, Tigre aprendeu nos EUA, por ocasião de uma especialização que foi fazer em engenharia elétrica, o sistema de classificação decimal criado por Melvil Dewey, com quem se encontrou quando estava no país.
Já em 1915, aos 33 anos, ele largou a engenharia para trabalhar com biblioteconomia, atuando no Museu Nacional do Rio de Janeiro e depois na Biblioteca Nacional, onde ficou até 1947. Ao todo, Tigre exerceu a profissão de bibliotecário por 40 anos, vindo a falecer em 1957.