Na próxima quinta-feira, 14 de outubro, a Editora Mackenzie promoverá o lançamento de quatro livros, como parte das comemorações do aniversário de 150 anos do Mackenzie.
Entre os lançamentos, está o livro Às ciências divinas e humanas: a Escola Americana, o Mackenzie College e o Instituto Mackenzie – dos primórdios aos dias atuais, em que professor de Teologia Histórica e historiador oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), Alderi Souza de Matos, perpassa toda a trajetória do Mackenzie, iniciando com a pioneira Escola Americana, em seguida o Mackenzie College, para se tornar o Instituto Mackenzie dos dias atuais.
O título da obra se refere à expressão que os fundadores deixaram gravada na pedra angular do edifício mais antigo, o único que resta do século XIX. Seus dizeres expressam, de maneira poética e concisa, a proposta fundamental da escola: cultivar o conhecimento das coisas de Deus e dos homens.
A história na obra é contada tomando por base as três grandes fases da trajetória institucional: a Escola Americana (1870-1890), o Mackenzie College (1890-1940) e o Instituto Mackenzie (1940-2020). Um momento de singular interesse foi a nacionalização da entidade, isto é, a doação do patrimônio pela igreja presbiteriana estadunidense à igreja brasileira, no início dos anos 1960. A narrativa procura evidenciar como, a partir de humildes primórdios na Pauliceia oitocentista, o complexo educacional alcançou suas formidáveis dimensões atuais, incluindo filiais em seis unidades da federação. O objetivo maior desta obra é contribuir para a celebração de 150 anos de uma trajetória marcada alternadamente por desafios, crises e conflitos, mas também por conquistas de grande significado.
Junto desse livro, haverá também o lançamento de três novos volumes da Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo, com os temas arte e cultura; comunicação e letras; e religião e confessionalidade.
Serviço
Lançamento dos livros comemorativos dos 150 anos do Mackenzie
Data: 14 de outubro