Na última segunda-feira, 16 de outubro, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) recebeu a LL.M Fair 2023, promovida pela rede EducationUSA, com a participação de 38 instituições de ensino de Direito dos Estados Unidos, entre elas New York University; University of California – Berkeley; e Cornell University. Essa foi a 5ª edição da LL.M Fair em São Paulo, sendo a segunda vez realizada na UPM e no mesmo ano que a Faculdade de Direito (FDir) comemora 70 anos.
“As universidades se apresentam aos nossos alunos, nesse caso específico, aos de Direito, e ofertam possibilidades de dupla titulação, equivalente ao programa de Mestrado, que habilitará o exercício da profissão de advogado nos Estados Unidos”, explicou o professor Pedro Buck, responsável pela Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da UPM, que é coorganizadora do evento.
Além disso, o coordenador da COI destacou outras possiblidades oferecidas durante a feira, como cursos de curta duração e a participação de representantes do Consulado dos Estados Unidos para tirar dúvidas sobre o processo de aplicação de visto para os estudantes. “Nosso objetivo é apresentar uma série de oportunidades de internacionalização para a carreira do aluno”, afirmou Pedro Buck.
Iniciativas como a LL.M Fair permitem a aproximação com universidades americanas de alta qualidade e, a depender se a instituição é parceira do Mackenzie, o aluno tem a possibilidade de bolsa de estudo parcial, total ou uma redução no valor.
Participaram da abertura o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Felipe Chiarello; a coordenadora do curso de Direito da UPM, Renata da Rocha; a coordenadora nacional do EducationUSA, Anelise Hofmann; a coordenadora regional de assessoria educacional do EducationUSA, Rita Moriconi; e o chefe da seção cultural do consulado dos Estados Unidos em São Paulo, Gerry Kaufmann.
Os estandes das instituições participantes foram montados no auditório Escola Americana, campus Higienópolis, e a LL.M Fair aconteceu das 17h às 20h.