Uma rotina cheia de afazeres tende a demandar ritmos intensos, o que pode impactar na promoção da saúde física e mental. A fadiga constante não apenas impacta o bem-estar dos colaboradores, mas, também, prejudica a produtividade e a qualidade do trabalho. Neste artigo, destacamos algumas estratégias eficazes para mitigar o cansaço, proporcionando o equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal.
Exercício físico e bem-estar
Praticar regularmente atividades físicas, além de auxiliar no bem-estar físico e contribuir com o aumento de energia também traz benefícios significativos na redução do cansaço mental. Diversos estudos mostram que, ao se manter ativo, o indivíduo apresenta melhoras no humor e na frequência do sono. Se exercitar com frequência ainda auxilia na criação de uma rotina benéfica no trabalho e na vida pessoal.
Ao implementar programas de saúde no local de trabalho, como a ginástica laboral, além de contribuir para um ambiente mais salutar e ajudar os funcionários a lidar com o estresse e o cansaço, as empresas também ganham em produtividade, uma vez que se seus membros se sentem mais felizes e tendem a ficar doentes com menos frequência, reduzindo as taxas de absenteísmo e o turnover (rotatividade, em tradução livre).
Planejamento adequado de tarefas
Uma distribuição eficiente de tarefas e um planejamento cuidadoso também são estratégias que contribuem para evitar a sobrecarga no trabalho, e na vida pessoal, reduzindo o risco de exaustão. Para evitar ficar estressado é fundamental que cada pessoa conheça seus afazeres, limites, além de revisar regularmente seu planejamento pessoal, evitando desgastes. Ao certificar com seu superior as responsabilidades, e executá-las com qualidade, além de diminuir a carga da semana, o colaborador melhorará sua relação com outros membros da equipe.
Novas experiências
Experimentar novas atividades após o expediente de trabalho é uma maneira interessante de melhorar o humor e as habilidades mentais. Ao inserir experiências inéditas no dia a dia, o corpo é estimulado com novos sentimentos e, segundo o estudo finlandês Finnish Geriatric Intervention Study to Prevent Cognitive Impairment and Disability (FINGER) melhora a qualidade de vida.
Provar um prato exótico, aprender a tocar instrumentos musicais ou assistir um filme diferente todo fim de semana pode ser uma prática que, além de melhorar o humor, também gera benefícios imensos para o corpo e a mente. Com práticas simples, porém, efetivas, é possível mitigar o cansaço, além de viver bem e feliz.