Os mackenzistas não param de se destacar! O Grupo de Estudos em Mediação e Negociação do Mackenzie (GEMMack), da Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), conquistou duas posições de destaque na XV Competição Brasileira de Mediação Empresarial, organizada pela Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial do Brasil (CAMARB), que ocorreu entre 16 a 19 de outubro. O GEMMack garantiu o 2º lugar como equipe de mediadores e o 3º lugar como equipe de mediandos; sendo a única instituição brasileira a alcançar o pódio em duas categorias da competição.
O evento da CAMARB é um dos principais do calendário de mediação e arbitragem no país, e tem como propósito promover os métodos adequados de resolução de conflitos e preparar estudantes para o mercado de trabalho, inspirado nas renomadas competições internacionais da Europa e dos Estados Unidos. A equipe do GEMMack atua sob a coordenação da professora Regina Jorgeti, da FDir, que lidera o GEMMack desde sua criação, em 2016.
De acordo com a docente, os alunos desenvolvem atividades envolvendo métodos e dinâmicas autônomas.
“As competições acadêmicas visam proporcionar aos discentes a ruptura do paradigma de ensino jurídico tradicional, a capacidade de aprender outras disciplinas, valorizar o relacionamento interpessoal, a adaptação de métodos participativos, o protagonismo estudantil e, principalmente, o trabalho em equipe”, destaca Jorgeti.
O time mackenzista foi composto pelos alunos: Daniel Terzian Megale, Danielle Salari Spitaletti, Francisco Ribeiro de Carvalho, Gustavo Herculano, Jacqueline Bekerman, João Victor Miato, Laísa Santos Pereira, Maria Eduarda Ribeiro Tolomelli, Maria Luísa Furtado e Matheus Machado. A equipe de estudantes foi treinada pelos advogados e antigos alunos da UPM Bruna Junqueira, Henry Elmadjian Rezende Leite e Laura Nogueira, sempre sob a coordenação da professora Jorgeti.
A equipe do GEMMack se destacou por seu nível técnico, suas habilidades de negociação e seu trabalho em equipe. O desempenho reflete meses de intensa preparação e reforça o compromisso do Mackenzie com a formação de profissionais capacitados para atuar na área de resolução de conflitos.
Trabalho árduo
Dois estudantes participantes do GEMMack, Danielle Spitaletti, do 6º semestre, e Matheus Machado, do 5º semestre, compartilharam um pouco da experiência dos treinos e do evento. Danielle explicou que, antes da competição, há toda uma preparação feita junto aos antigos alunos, que atuam como coaches. Os estudantes se organizam e treinam com os egressos que já haviam competido quando cursavam a FDir.
"Geralmente, quem lidera a parte de preparação para as competições são os coaches, que são os nossos treinadores. Eles já são formados, atuam na área do Direito há bastante tempo e todos já participaram de competições", afirma Danielle sobre o compartilhamento de experiências e aprendizagem com os antigos mackenzistas.
Sobre a competição, os alunos contam que cada evento tem suas particularidades, ou seja, para cada um há um esforço específico no preparo, uma forma diferente que exige o estudo de um novo caso. Na competição realizada pela CAMARB, Danielle relata que foi sua primeira participação e que a preparação começou meses antes, nos estudos.
"Estudamos um conflito entre duas empresas, e a gente atuava na parte de mediação. Eram duas organizações fictícias e o material era extenso, cerca de 80 páginas, inicialmente, que alcançaram quase 100 páginas no total. A gente dedicou uma boa parte do tempo se preparando, estudando o caso, pensando em estratégias e, depois, partiu para a execução”, compartilha Danielle.
Em relação ao sentimento durante a competição, Matheus comenta sobre o nervosismo e o aumento do nível de dificuldade conforme avançavam as etapas da disputa.
"É algo que coloca você bem fora da zona de conforto. Nos treinos, as avaliações eram feitas pelos nossos treinadores, mas na competição é diferente, eram pessoas desconhecidas. Além disso, à medida que você vai avançando nas fases da competição, o nível de exigência das avaliações também muda, ficando cada vez mais difícil”, conta Matheus.
Os alunos falaram também sobre o espírito mackenzista que os impulsionou durante a competição. Matheus compartilhou que todos estavam ali para representar o Mackenzie com garra. "Aquele espírito mackenzista nos tomou durante a competição. Era um orgulho, todo mundo vindo falar com a gente, a equipe inteira com algum item vermelho, justamente para mostrar 'aqui é Mackenzie!'”, finalizou o aluno.
Sobre o GEMMack
Ativo desde 2016, o grupo tem como missão promover o estudo e a prática da mediação e negociação entre os alunos da Faculdade de Direito do Mackenzie, incentivando a participação em competições nacionais e internacionais, desenvolvendo habilidades valorizadas no mercado de trabalho, tais como trabalho em equipe, protagonismo estudantil e capacidade de resolução de conflitos.
O GEMMack ainda proporciona aos egressos a oportunidade de atuarem como coaches, mantendo o envolvimento com o ambiente acadêmico e fortalecendo o espírito Mackenzista, caracterizado pelo compromisso com a excelência e a colaboração. A participação da equipe em competições, como a realizada pela CAMARB, continua a inspirar novos membros e consolida o Mackenzie como uma referência em mediação e negociação no cenário acadêmico brasileiro.