A terceira edição do Encontro Anual do Grupo de Pesquisa e Estudos Prospectivos (ENEP) da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB), chamado NEP-Mackenzie Brasília, está marcada para os dias 2 e 3 de março, em formato on-line, com transmissão aberta e gratuita pelo canal oficial da FPMB no Youtube. Os encontros acontecerão entre 15h30 e 18h
O evento marca o reinício dos trabalhos do grupo, com a apresentação do andamento das pesquisas iniciadas ou das investigações concluídas em 2020. A ideia é compartilhar com a sociedade os resultados alcançados ao longo do ano, destacando, por exemplo, as contribuições recentes para o Governo Federal e para a Academia, além da participação na reunião anual de Foresight de Governo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para isso, o NEP-Mackenzie também preparou mais uma edição especial da Revista Mackenzie, com 13 artigos inéditos sobre as reflexões, atividades e conquistas do Grupo, neste período. O documento está disponível para download neste link.
O ENEP contará com programação que contempla debates sobre as Competências essenciais para construção e planejamento de cenário, o Futuro do Trabalho no Brasil em 2030, A prospectiva e o uso da inteligência coletiva para uma gestão pública por governança e outros assuntos. Os painéis serão apresentados por membros e colaboradores do Grupo, que compõem cadeiras estratégicas em órgãos públicos e empresas privadas de grande porte.
A abertura do Encontro terá a participação de Ricardo Borges de Castro, Membro Associado da Global Fellowship Initiative, Geneva Centre for Security Policy, e ex-Conselheiro em Prospectiva Estratégica do European Political Strategy Center (EPSC), o think tank interno da Comissão Europeia. Conduzirão a solenidade o professor Domingos Spezia, vice-diretor Acadêmico da FPMB e a professora Elaine Marcial, coordenadora do NEP-Mackenzie e da Pós-Graduação em Cenários Prospectivos Inteligência, Cenários e Gestão Estratégica.
Os Estudos de Futuro
O NEP-Mackenzie foi criado em julho de 2018 e tem como objetivo realizar e divulgar a produção científica e tecnológica no campo dos Estudos de Futuro. A pesquisa neste campo pretende, entre outras questões, organizar e assegurar um processo decisório mais assertivo, contribuindo para o sucesso da empresa ou do órgão público frente a cenários políticos, econômicos e sociais impactados por algum acontecimento relevante na atual conjuntura.
Os Estudos do futuro compõem uma ciência que não se dedica a adivinhar o que está por vir, mas sim a pensar, de forma estratégica e alinhada, eventos que poderão ocorrer em algum momento do futuro, a depender de ações/eventos no presente e/ou situações que poderão ser concretizadas em algum outro momento. A avaliação destes possíveis cenários, seguindo rigorosos critérios metodológicos, geram informações importantes para que organizações e nações possam planejar movimentos para escapar de crises ou encontrar oportunidades.
Serviço
III ENEP – Encontro Anual do NEP-Mackenzie
Data: 02 e 03 de março
Horário: das 15h30 às 18h
Link: Youtube
Programação:
02 de março
15:30 – 15:50 – Abertura
Prof. Professor Domingos Sávio Spezia – Coordenador Acadêmico
Dra. Elaine Marcial, Coordenadora do NEP-Mackenzie
15:50 – 17:10 – Palestras de abertura: Estudos de futuro: potencialidades e desafios
Dr. Ricardo Borges de Castro (Membro Associado, Global Fellowship Initiative, Geneva Centre for Security Policy e ex-Conselheiro em Prospectiva Estratégica do European Political Strategy Center -EPSC, o think tank interno da Comissão Europeia)
17:10 – 18:00 – Com engajar diversas instituições para a prática do foresight? Reflexões a partir do evento anual da OCDE.
Dra. Elaine Marcial
Dr. Rodrigo Leal
Dr. Ricardo Borges de Castro
03 de março
15:30 – 15:50
Dra. Elaine Marcial – Resultados do NEP-Mackenzie 2020
15:50 – 16:00
Dr. Marcello Pio – Competências essenciais para construção e planejamento de cenário
16:00 – 16:10
Ms. Marcos Pena – Perspectivas filosóficas sobre estudos de futuro
16:10 – 16:20
Dr. Thomaz Frangalia– Avaliação de cenários prospectivo
16:20 – 16:30
Dr. Rodrigo Mendes Leal – Cenários Prospectivos, Estratégia e Gestão de Riscos
16:30– 16:40
Ms. Marcos Françozo - Usos da prospectiva na definição da estratégia: a experiência da União Europeia e do Reino Unido
16:40 – 16:50
Ms. Livia Torres – Observatório Solos – Desafios na consolidação de uma instância prospectiva numa unidade de pesquisa da Embrapa
16:50– 17:00
Mestranda Carolina Lopes –Futuro do Trabalho no Brasil em 2030
17:00 – 17:10
Ms. Ariel Cecilio Garces Pares – A prospectiva e o uso da inteligência coletiva para uma gestão pública por governança
17:10 – 17:20
Perguntas, debate e encerramento