O Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Brasília promoveu entre os dias 27 de abril e 3 de maio, o projeto Um Mundo de Muros. A iniciativa, apresentada pelos estudantes do 3° ano do Ensino Médio, debateu a situação de cidadãos impedidos de continuar em seu país, ou de se refugiar em outras nações.
A proposta foi idealizada e realizada pelos próprios estudantes e teve o conteúdo baseado no estudo das divisas que separam, física e socialmente, populações estrangeiras ou até um mesmo país.
“Muito além do que apenas conhecer os muros existentes ao redor do mundo e as histórias que por eles passam, aprendi que existem inúmeras barreiras invisíveis aos olhos e que estão em todos os lugares, segregando ainda mais as pessoas”, contou a aluna Giovanna Cristina.
A estudante apresentou, junto de seu grupo, uma das mais emblemáticas fronteiras do mundo: Estados Unidos e o México. A pesquisa apontou diversas consequências dessa separação, algo que evidenciou as diferenças sociais entre os países desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento.
Para Giovanna “tangíveis ou não, os muros dividem não somente um território de outro, mas também escondem diferentes realidades. Isso dificulta o cotidiano de trabalhadores, prejudica famílias e promove discursos extremistas, como racismo e xenofobia”.
Entre outros casos pesquisados também foi apontado, pelo aluno Artur Linhares, o Muro da Cisjordânia e os conflitos entre israelitas e palestinos. Segundo ele, “além da formação teórica, a atividade influenciou positivamente no conhecimento humano dos jovens por conectar os participantes com conjunturas reais de outros lugares do mundo, proporcionando experiências que serão levadas para a vida”.
Pelo sucesso e grande repercussão da edição realizada neste semestre, as expectativas dos educadores que coordenaram o “Um Mundo de Muros” é que o projeto ganhe um fôlego maior nas próximas edições, já que docentes de outras disciplinas se mostraram interessados no projeto.
Sobre o projeto
O Um Mundo de Muros é um projeto interdisciplinar e contou com a orientação de professores, como: Alessandra Seixas, Allyson César, Isaac Marra, Junio Souza, Keyla Celestino, Roberta Savana, Roger Lemos, Sipaúba Junior.
O objetivo principal do programa é potencializar o dinamismo da percepção crítica dos alunos a partir de competências e habilidades voltadas à realidade social e à geopolítica contemporânea.
A iniciativa consiste na realização de diversas atividades que puderam acontecer a partir da produção de maquetes, vídeos, slides, dramatização e até mesmo na idealização de textos analíticos e entrevistas que evidenciaram o potencial dos educandos do CPMB.