Focada na superação dos desafios da Educação Superior em tempos de pandemia, a 1ª Jornada Acadêmica da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) terminou ontem, 10 de março, após três dias de imersão em discussões, metodologias ativas e ferramentas que enriquecem e atualizam o cotidiano do ensino híbrido nas graduações e pós-graduações. Os docentes recém-chegados foram apresentados à instituição e puderam trocar informações sobre as novas rotinas de sala de aula, além de participarem de três oficinas especiais ministradas por especialistas em tecnologias de aprendizado.
Os professores Ana Scalquette e Rodrigo Scalquette, do curso de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), conduziram atividades e uma apresentação sobre a Humanização da Tecnologia em Tempos de Pandemia. A professora Vânia Dhome, do curso de Marketing, também da UPM, conversou com os professores sobre o Gerenciamento de aulas na Educação Remota e no Ensino Híbrido. Já a Experiência imersa do Uso de Ferramentas para Novas Práticas do Ensino On-line e Híbrido foi o tema da participação da professora Ana Lúcia de Souza Lopes, líder da linha de Pesquisa Cultura Digital e Prática Docente na UPM.
“Os temas foram muito interessantes. Tratamos não só da humanização, porque as pessoas estão fragilizadas, precisando conversar com outras pessoas, compartilhar conhecimento, mas também do gerenciamento das aulas no regime remoto ou presencial, uma vez que poderemos retornar quando for mais seguro. As ferramentas apresentadas são bastante relevantes no atual contexto, bem como a imersão que fizemos nas boas práticas para utilizá-las e nas possibilidades que poderemos explorar para conduzir o processo educacional com excelência. O propósito da Jornada foi esse, aproximar os professores e conhecer as novas tecnologias”, comentou a professora Virgínia Aguiar, coordenadora acadêmica da FPMB.
A Jornada também contou com a participação da bibliotecária Ariadne Tobias, da secretária Acadêmica Adriene Silva, e do responsável pela Tecnologia do Mackenzie Brasília, Anderson Amim, que levaram aos professores informações sobre o acervo da instituição, as competências administrativas e os aplicativos institucionais para a condução das aulas. O professor Mac Cartaxo, coordenador do curso de Direito da FPMB, também conversou com os docentes sobre as aulas, as metodologias e as dinâmicas do curso, reforçando explicações sobre o uso dos softwares de interação com os estudantes.
“A Jornada Pedagógica é um momento extremamente significativo para integrar os professores nas melhores práticas existentes para a condução do ensino, notadamente no momento em que estamos vivendo. O concurso de professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie passando a sua experiência na condução da melhor forma de humanizar e dinamizar o seu ‘fazer docente’ durante este momento de isolamento social, mantendo com a mesma qualidade própria do Mackenzie foi extremamente positivo”, avaliou Cartaxo.
Participaram da solenidade de abertura da Jornada Pedagógica o diretor de Educação do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Ciro Aimbiré; o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro; o diretor Geral da Unidade Brasília do Mackenzie, professor Walter Eustáquio Ribeiro; e o capelão da Unidade Brasília do Mackenzie, pastor Ithamar Clímaco Ximenes.