Na manhã do dia 15 de outubro, como parte das comemorações dos 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) entregou o título Doctor Honoris Causa ao reverendo Dr. Jung-hyun Oh, pastor sênior da Igreja SaRang em Seul. O evento pode ser conferido na íntegra aqui.
Jung-hyun Oh é o pastor da maior igreja presbiteriana da Coreia do Sul. Segundo o presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, reverendo Roberto Brasileiro Silva, trata-se de uma igreja muito ativa, vibrante e com um trabalho discipulado. “Ele tem muito a nos ensinar, não só no envolvimento dele com a igreja, mas também em relação com a sociedade. Por isso ele merece esse título, é um reconhecimento do trabalho que tem sido feito ao longo de muitos anos”, destacou o reverendo.
O presidente do Conselho de Curadores do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), reverendo Juarez Marcondes Filho, lembrou que membros da Universidade e da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) já foram homenageados na Coreia do Sul. “Mesmo com a distância cultural e linguística, compartilhamos a visão reformada, que é tradição da nossa Universidade e também muito forte lá”, disse, explicando sobre as semelhanças entre os diferentes países e instituições.
O presidente do Conselho Deliberativo do IPM, reverendo Cid Caldas, acrescenta que a parceria se firma sob bases sociais e humanitárias. "Cresce a relação com a universidade da Coreia, com os acadêmicos coreanos”, declarou.
“O doutor Jung-hyun Oh é uma expressão acadêmica, e a UPM entendeu que ele faria jus a esta concessão. Além disso, marca também a associação a uma das maiores igrejas presbiterianas da Coreia do Sul, que tem uma dimensão mundial em que eles mesmos investem na plantação das igrejas, em questões sociais e humanitárias, além de investirem em educação”, acrescentou o presidente do Conselho Deliberativo do IPM.
Após receber o título, o reverendo Jung-hyun-oh disse estar muito honrado por receber a homenagem no aniversário de 150 anos do Mackenzie e que a honraria é resultado de todo o trabalho dos seus colegas. “Nós recebemos isso juntos, obrigado pelo incentivo e paixão pela missão”, disse. Logo após, o doutor Honoris Causa quis compartilhar o que estava sentindo, mas dessa vez em coreano, sendo acompanhado da tradução consecutiva.
“Agradeço esse momento único. Agradeço a todos os colegas e irmãos, eu louvo a Deus por esse privilégio, esse momento tão honrado na minha vida”, disse o pastor.
Semelhanças nos valores
A proximidade do Mackenzie com a Coreia do Sul existe há um tempo, tanto pela questão educacional quanto confessional. “Os nossos propósitos são os mesmos, e o zelo com que exercemos nossas tarefas aqui no Brasil, dentro do reino de Deus, com Jesus à nossa frente, é o mesmo lema da Sarang”, explicou o presidente do IPM, Milton Flávio Moura.
O chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, salientou a essência do evento, dizendo que o homenageado não era só uma eminência acadêmica. ”Antes de tudo, é um humanista cristão, um homem de profundo conhecimento da realidade humana do seu país e de todo o mundo, que tem investido não apenas em seu país, mas em sua vida, seus dons e talentos recebidos da parte de Deus, em todos os quadrantes desse mundo”.
O reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, demonstrou orgulho em conceder o título ao pastor coreano. “Seguindo a tradição que orienta tantas universidades ao redor do mundo para concessão de títulos honoríficos, reservamos o Doctor Honoris Causa para personalidades que tenham prestado relevantes serviços à humanidade, ao país ou à nossa Universidade. O reverendo habilita-se a receber tal honraria em decorrência da sua atuação na defesa de direitos humanos e em especial de liberdade religiosa”, mencionou Marco Tullio.
O ato de outorga foi iniciado pela leitura do currículo que contextualiza a concessão do título ao reverendo Jung-hyun Oh. O professor Gianpaollo Poggio Smanio, diretor da Faculdade de Direito (FDir), foi responsável pela leitura, que frisava as ações do homenageado. Já a leitura da resolução do Conselho Universitário foi lida pelo professor Wallace Tesch Sabain, pró-reitor de Controle Acadêmico da UPM.
Confira a íntegra da cerimônia, clique aqui: