A Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou, na última segunda-feira, 30 de agosto, a mesa-redonda de abertura da XXXIII Semana da Escola de Engenharia Mackenzie, evento anual da unidade que, nesta edição, comemora os 125 anos da EE e traz palestras e outras atividades que contribuem para formação dos estudantes da área. O tema da noite foi 125 anos construindo conhecimento e formando profissionais de destaque e teve como palestrantes o atual CEO da Maxion Structural Components, Lamartine Barbosa, e o pesquisador na National University of Singapore, Marcos Vinícius Surmani Martins. Ambos são antigos mackenzistas.
O pró-reitor de Planejamento e Administração (PRPA), Luiz Carlos Lemos Júnior, fez uma rápida fala e reforçou a importância que a EE dá para a formação de seus alunos. “Ao longo desses anos, nós não buscamos apenas inserir nossos estudantes nesta sociedade do conhecimento, mas também buscamos construir, junto a eles, uma consciência cívica. Formando não apenas engenheiros, mas cidadãos comprometidos com a sociedade e com o meio em que irão atuar”, expressou.
Sobre a palestra
Lamartine Barbosa e Marcos Martins contaram um pouco sobre suas experiências na EE e a bagagem que carregaram em suas carreiras internacionais. Ao serem questionados sobre quais expectativas o aluno que pretende atuar como engenheiro no exterior deve esperar, Barbosa destacou a importância de sempre mostrar interesse pelo assunto e, para quem ainda está em busca de oportunidades, ele aconselhou a procurá-las em empresas fora do país.
Debatendo também sobre a relevância da realização de atividades extracurriculares, Martins defendeu as atividades práticas e como são importantes na formação do aluno. “Com esse conceito de internacionalização que a Universidade está desenvolvendo e que está se tornando cada vez mais forte, isso vai contar muito com a qualidade das atividades extracurriculares. Tudo tem que ser aproveitado ao máximo nesse sentido”, afirmou.
“A formação extra acadêmica é fundamental e necessária. Hoje, o jovem engenheiro precisa criar um diferencial para si. Em uma carreira profissional, o que vai permitir que ele tenha sucesso é o grau de diferenciação que ele vai desenvolver ao longo do curso e isso inclui formações extracurriculares”, destacou Barbosa.
“Acredito que todos vocês estão em um momento único e devem aproveitar todas as oportunidades dadas, ainda mais associadas ao nome do Mackenzie. Eu acredito que encontrar o que você tem vocação é uma chave para o sucesso”, finalizou Marcos Martins.
Além das autoridades já citadas, estiveram presentes no evento: o capelão universitário, reverendo Jônatas Abdias; o diretor da EE, professor Marcos Massi; e o coordenador de extensão da EE, professor Delmárcio Gomes.
Para conferir o evento na íntegra, clique no link.