A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, está promovendo uma experiência enriquecedora aos alunos e egressos da Faculdade de Direito (FDir). Trata-se do curso English Legal System & International Human Rights Summer School, realizado na London South Bank University, em Londres, Inglaterra.
O curso, focado no direito inglês e direitos humanos, tem proporcionado aos alunos uma visão ampla e prática. De acordo com o professor responsável por acompanhar o grupo, André Pagani, os estudantes já tiveram aulas sobre o sistema jurídico da Inglaterra, elaboração de leis, uso de inteligência artificial, aulas práticas sobre alternative dispute resolution (ADR), e ainda visitaram a suprema corte para simular um julgamento.
“Na próxima semana, visitaremos dois escritórios de advocacia e uma corte para acompanhar um julgamento real. Como é época de eleição aqui, também teremos aula de direito eleitoral com professores da área”, acrescentou Pagani.
A experiência internacional é vista como um diferencial significativo na formação dos alunos. Segundo o professor, não se trata apenas de um aprendizado sobre o direito inglês, mas também sobre resolução adequada de conflitos. Além disso, os mackenzistas visitarão escritórios de advocacia e tribunais, enriquecendo suas redes de contato e experiência internacional. “Londres também oferece uma vida cultural vibrante com museus, teatros e exposições que enriquecerão o repertório deles”, destacou.
Para Pagani, outro ponto alto da viagem foi o encontro com antigos alunos que atualmente trabalham em Londres, organizado por Ciro Aimbiré, gerente do Para Sempre Mackenzista, por meio da plataforma Alumni. Eles compartilharam suas experiências em duas organizações de grande prestígio mundial na área jurídica, falaram sobre suas trajetórias e conversaram sobre as possibilidades de carreira.
"Estudar em Londres, com professores ingleses, rodeados de alunos do mundo inteiro, hospedados nos dormitórios, fazendo as refeições na universidade, conhecendo Londres e seus arredores, com museus gratuitos e parques, nos faz vivenciar o dia a dia de um aluno na London South Bank University”, pontuou o professor.
Essa iniciativa reforça o compromisso da UPM em oferecer experiências internacionais que ampliem os conhecimentos pessoais e profissionais dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento de competências interculturais e uma formação jurídica de excelência.