Nove fatores ajudam empreendedores a terem sucesso em novos negócios

Palestra da Jornada Acadêmica debate sucesso no empreendedorismo 

11.02.202517h35 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Nove fatores ajudam empreendedores a terem sucesso em novos negócios

Especialista em Administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Agostinho Varandas, ensinou nesta manhã de segunda-feira, 10 de fevereiro, durante o curso "Como iniciar um empreendimento", realizado na instituição durante as Jornadas Acadêmicas, os nove fatores que os empresários novatos devem seguir para terem uma empresa de sucesso.

O modelo que o professor explicou, chamado Canvas, orienta o profissional desde o momento em que decide abrir uma empresa para analisar as possíveis dificuldades que vai encontrar pela frente. Os nove fatores são: segmento dos clientes, oferta de valor, atividades-chave, recursos-chave, parceiros-chave, canais de venda, relacionamento com o cliente, fonte de custos e fonte de receitas. Cada um deles tem uma enorme importância neste ciclo, ajudando no planejamento e até mesmo evitando a falência da empresa.

Durante a aula, ele comentou também sobre a importância de analisar os pontos fracos e fortes de uma empresa já montada, e como eles são extremamente importantes, podendo dar uma projeção do futuro do estabelecimento, positiva ou negativa. Outro ponto analisado e discutido em sala é ter um olhar e um cuidado especial com o cliente. O feedback dele é importante e pode ser sempre usado a favor do seu negócio. Lembre-se: o cliente silencioso que fica insatisfeito com o seu produto ou prestação de serviço, só vai dar a opinião dele para amigos e colegas e assim o empresário perde clientes em potencial pois não obteve o retorno dele.

"Estatisticamente falando, aproximadamente 70% dos clientes insatisfeitos, vão embora e não voltam mais. Isso significa que ele não dá oportunidade para o empresário tomar uma atitude e realizar ações para contornar o ocorrido. Então, a criação de canais de comunicação com o cliente é de fundamental importância", afirma o professor Agostinho Varandas.   

As Jornadas Acadêmicas se encerram hoje a noite e quem tiver interesse basta ver a programação e se inscrever pelo link