Novos materiais didáticos transformam a educação mackenzista

Recursos reforçam o compromisso com a educação de qualidade 

19.06.202418h50 Comunicação - Marketing Mackenzie

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Novos materiais didáticos transformam a educação mackenzista

O Sistemas de Ensino Mackenzie (SIMAE), que contempla o Sistema Mackenzie de Ensino (SME) e o Mackenzie Educional (ME), lançou recentemente uma série de materiais didáticos reformulados. Trata-se do Livro Digital 3.0 e da Plataforma MackEnsina, que abrangem desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. As iniciativas, em comemoração aos 20 anos de Editora Mackenzie, visam proporcionar uma educação mais interativa, personalizada e alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Novos Materiais

Para os alunos da Educação Infantil, o SME apresenta duas novidades marcantes. O material Histórias para Ouvir foi desenvolvido para trabalhar a competência auditiva dos alunos e focar nos preditores para a alfabetização. Este recurso promete uma interação maior com os pequenos, ajudando-os a desenvolver habilidades essenciais para a leitura. 

Além disso, o Experiências Inesquecíveis é um material de projetos que, por meio de metodologias criativas, promove a integração das experiências e dos direitos de aprendizagem. A gerente do SIMAE, professora Márcia Regis, ressalta: “Queremos promover a criatividade e estimular a aprendizagem significativa desde cedo. Este material foi pensado para desenvolver a colaboração e a resolução de problemas, incentivando a reflexão e a curiosidade das crianças”. 

No Ensino Fundamental Anos Iniciais, o SME dá continuidade ao trabalho de alfabetização iniciado com Histórias para Ouvir por meio do material Histórias para Ler. Este recurso propõe atividades focadas na sistematização da alfabetização, garantindo uma progressão adequada no processo de aprendizagem. 

Para complementar, o material Criatividades em Ação integra diferentes componentes curriculares por meio de projetos, promovendo metodologias criativas. “É crucial que os alunos vejam a conexão entre diferentes disciplinas e como elas se relacionam com o mundo ao seu redor”, destaca Márcia Regis.  

Alinhamento à Base Nacional Comum Curricular

O Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) passa por uma grande reformulação, que contou com a colaboração de professores em atuação, garantindo que os conteúdos sejam eficazes. O projeto gráfico também foi modernizado para tornar os livros mais atraentes e funcionais. 

Para o Ensino Médio, os materiais da Formação Geral Básica (FGB) estão sendo reformulados também para contemplar as mudanças do Novo Ensino Médio. Neste ano, os alunos já estão usando os novos livros da 1ª série, e em 2025 receberão os livros da 2ª e 3ª séries. Novos componentes, como Arte, Sociologia e Filosofia, também serão lançados. 

“Os livros agora têm uma sequência didática mais linear e intuitiva, ajudando tanto os professores em sala de aula quanto os alunos em casa. Estamos trabalhando para que nossos materiais atendam às demandas reais das escolas e dos professores”, salientou Márcia Régis. 

Projeto de Vida e Ensino Cristão

A cosmovisão cristã, que fundamenta todos os livros do SME, se faz presente também no material do Ensino Médio. No próximo ano, será concluído o lançamento dos materiais de Projeto de Vida, e somado a ele, mais uma novidade, o material de Ensino Religioso para a 1ª série.  

De acordo com Márcia Regis, o material de Projeto de Vida atende a uma diretriz do Novo Ensino Médio, focando em desenvolver com os alunos do Ensino Médio um projeto vocacional que os auxiliem a fazer escolhas no âmbito de sua vida pessoal e acadêmica. Já o material de Ensino Religioso, está alinhado à missão do Instituto Presbiteriano Mackenzie de educar e cuidar do ser humano em ambiente de fé cristã reformada, oferecendo suporte aos professores quanto aos assuntos a serem abordados nas aulas de Ensino Religioso. 

“Nessa etapa final da Educação Básica espera-se que os alunos sejam capazes de enxergar os conteúdos estudados em cada área do conhecimento a partir de uma perspectiva bíblica”, destaca Jade Magave Rezende.   

Livro Digital 3.0: Inovação e Interatividade

Outra novidade é o Livro Digital 3.0, que incorpora vídeos, animações, imagens e links para recursos adicionais. “A interatividade mantém os alunos mais engajados e facilita a compreensão de informações complexas. Além disso, permite uma personalização mais abrangente na educação”, explica a Assessora Pedagógica do SIMAE, Professora Daniela Beraguas. 

Os livros digitais também promovem a inclusão e acessibilidade, com recursos como leitura em voz alta e compatibilidade com tecnologias assistivas. “Queremos garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou necessidades, possam acessar e beneficiar-se do conteúdo educacional”, frisa Márcia Régis. 

De acordo com a professora Luciene Campanholo, o livro foi pensado como uma ferramenta de estudo, disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Além da possibilidade de uso offline, ele permite a personalização do material de estudo às preferências individuais dos usuários. 

Plataforma MackEnsina

A Plataforma MackEnsina é um ambiente virtual exclusivo e individualizado do Mackenzie, desenvolvido para aprimorar o processo pedagógico das escolas que adotam os Sistemas Mackenzie de Ensino. Por meio dessa plataforma, são oferecidos cursos sobre diversos temas educacionais, proporcionando suporte e recursos inovadores para alunos e professores. Entre eles, estão: o Livro Digital, Academia SME, SME Cast e SME Feed, que não são encontrados em outras plataformas. 

Atualmente, a MackEnsina tem mais de 100.000 usuários e conta com 528 escolas, sendo cinco escolas próprias e 523 escolas parceiras. Vale destacar que ela se encontra disponível no aplicativo SME Livro e pode ser baixado na Apple Store e na Play Store

Para a coordenadora de Capacitação Pedagógica do SME, Viviane Nery, essas soluções educacionais promovem excelência acadêmica e inovação, mantendo os valores institucionais. “Com isso, temos a oportunidade de alcançar diversas realidades, em lugares diferentes e fazer a diferença como educadores cristãos que transformam por meio da educação escolar cristã”, conclui.