Dois professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) estão entre os autores finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico. Delmárcio Gomes da Silva, da Escola de Engenharia (EE), e Patrícia Pereira Martins, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) tiveram seus livros indicados a receber a premiação.
O Prêmio Jabuti Acadêmico está em sua primeira edição e trata-se da versão do maior prêmio de literatura do Brasil, voltado para obras acadêmicas. A nova premiação é dedicada às áreas científicas, técnicas e profissionais, e visa valorizar, reconhecer a excelência e divulgar os autores e editores que se dedicam a esses segmentos no Brasil. O prêmio é dividido em dois eixos: Ciência e Cultura, e Prêmios Especiais, que contarão ao todo com 29 categorias.
O livro de Delmárcio da Silva, Introdução à nanotecnologia: uma abordagem descomplicada e interdisciplinar, é o primeiro volume de uma trilogia que trata sobre Nanotecnologia Experimental e é finalista da categoria Química e Materiais. “O livro foi elaborado para promover a alfabetização científica, explorando conceitos da Química, Física, Biologia e Matemática com uma linguagem simples, descomplicada e interdisciplinar”, disse o professor do Mackenzie.
Para o docente, o livro contribui para a disseminação do conhecimento e da promoção da alfabetização científica nas escolas. “Elaborei essa coleção para que ela se torne um recurso educacional importante para a construção de disciplinas eletivas. Ela apresenta uma metodologia de ensino da nanotecnologia inédita no Brasil”, apontou.
O mackenzista também disse que ficou bastante grato com a indicação. “Saber que meu trabalho foi reconhecido por um prêmio tão importante como o Jabuti é uma validação do esforço e dedicação investidos na pesquisa e na escrita do livro”, finalizou.
A professora Patrícia, autora do livro Arquitetura e realidade, indicado no eixo Arquitetura, Urbanismo, Design e Planejamento Urbano e Regional, conta que a obra amplia sua tese de doutorado e aprofunda, a partir da perspectiva histórica, a relação entre arquitetura e as diversas realidades. “Uma contribuição importante do livro é a construção de uma perspectiva brasileira sobre a formação acadêmica de arquitetos no Brasil, que estudaram a partir de referências europeias e estadunidenses”, afirmou.
Segundo a docente, “a indicação traz muita visibilidade para a FAU Mackenzie como centro de excelência na produção acadêmica na área de arquitetura contemporânea”, o que inspira novos pesquisadores, especialmente na graduação, com trabalhos finais e iniciações científicas.
Ainda sobre a indicação, a professora mackenzista disse estar grata e feliz com o reconhecimento de um trabalho iniciado há muitos anos. “Toda a repercussão da indicação como finalista só aumenta minha maior alegria: ver alunas e alunos se apossando de conhecimento para suas próprias reflexões, fortalecendo o campo acadêmico da arquitetura brasileira”, finalizou a professora Patrícia.