Os Programas de Ensino Internacional, oferecidos pelas unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM), são uma excelente forma de crianças e adolescentes aprenderem um novo idioma e expandirem seus conhecimentos com disciplinas que vão, ainda, além do currículo básico do ensino brasileiro.
São diversas modalidades de programa de Internacionalização, cada um adaptado para uma fase específica da vida do estudante. Em comum, há o ensino bilíngue, em que, junto às aulas regulares, os alunos passam por uma imersão em inglês.
“Essa imersão traz ao aluno uma fluência mais rápida do que a que ganharia via cursos de línguas tradicionais. Devido a terem aulas com professores naturais de países cuja língua oficial é o inglês. Outro ponto forte é o acesso à cultura daquele país, o que enriquece as aulas e permite uma vivência internacional mais completa ao aluno”, afirmam as coordenadoras de Ensino Internacional do CPM, Erika Zaidan, da unidade Brasília (DF), e Érica Constantino, de Tamboré (SP).
Uma outra vantagem se relaciona principalmente com o Programa de High School, voltado para o Ensino Médio. Ao final deste curso, os alunos recebem a dupla titulação, ou seja, possuirão o diploma brasileiro e o diploma norte-americano. Para que isso aconteça, é necessário que o currículo seja diferenciado e integre tanto as disciplinas comuns dos colégios brasileiros, como também aulas de matérias corriqueiras nas escolas norte-americanas.
Por isso, os estudantes do Programa de Internacionalização possuem um número de disciplinas maior e adquirem conhecimentos diferenciados. De acordo com as coordenadoras, os adolescentes saem do Ensino Médio com uma boa base sobre Marketing, Economia e Política, além de cumprirem o curso de Oratória, sendo treinados para discursos, palestras e debates.
“A Educação Internacional não propicia apenas o desenvolvimento acadêmico, cultural e linguístico, permite também que o desenvolvimento de habilidades socioemocionais aconteça de maneira muito natural, pois a aprendizagem ocorre na interação, colaboração e conflito entre os participantes do processo de ensino e aprendizagem: professores e estudantes”, explica o coordenador do Ensino Internacional da unidade São Paulo do CPM, Anderson Paghi Magalhães.
Com a dupla titulação, os estudantes aumentam as chances de conseguirem uma vaga em uma universidade norte-americana.
Os Programas
Cada unidade do CPM possui uma modalidade de Internacionalização diferente, voltada para idades diferentes e com parcerias com escolas norte-americanas diversas. Enquanto Brasília e Tamboré possuem vínculo com a University of Missouri para Middle e High School, a unidade São Paulo (SP) tem parceria com a Liberty University.
O MackKids é voltado para crianças, da Educação Infantil ao 4º ano, em ensino integral. E consiste em oferecer atividades cotidianas como almoço, lanche e atividades curriculares complementares em que as crianças são incentivadas para a vivência em uma segunda língua. É oferecido pela Unidade Brasília.
Em Palmas (TO), o Mack Kids está em processo de implantação. As atividades serão voltadas para as vivências cotidianas no brincar, narrar, questionar, construir sentidos por meio da imersão em uma segunda língua, dando oportunidade para a criança desenvolver não somente a parte linguística como também adquirir uma visão de mundo cultural e globalizada. “No entanto, no atual cenário de pandemia, estamos aguardando o retorno das aulas presenciais para dar continuidade à implantação do projeto”, explica a diretora da unidade, Adriana Dantas.
O Mack School, presente em Brasília e Tamboré, é voltado para alunos do 5º ano. Além de trabalhar o inglês por meio do programa bilíngue, também proporciona ao aluno um aprendizado de conteúdos diversos por meio da outra língua.
Já o Middle School, para adolescentes até o 9º ano, em Brasília e Tamboré, é uma experiência interdisciplinar, alinhada aos padrões educacionais norte-americanos, promove discussões e projetos sobre questões da Agenda Global da ONU, desenvolvendo a conscientização, o pensamento crítico e habilidades de liderança nos alunos. Em São Paulo, o programa tem como foco principal o desenvolvimento linguístico e utiliza uma abordagem que permite aos estudantes o contato com conteúdos acadêmicos de diferentes componentes curriculares.
Por fim, o High School é similar ao Ensino Médio. O programa em São Paulo tem como principal objetivo o desenvolvimento cultural e acadêmico por meio da língua inglesa, o que possibilita aos estudantes adquirir novas competências e habilidades acadêmicas e sociais, preparando-os para o mundo em constante transformação em que atuarão, com foco mais profissional do que em um curso de inglês como língua adicional. Já em Tamboré e Brasília, os alunos cursam disciplinas eletivas do currículo norte-americano, como Oratória, Debate, Literatura Britânica, Mitologia Grega, Economia, Marketing, dentre outras, que são complementares ao currículo brasileiro.
As palavras do homem são águas profundas, mas a fonte da sabedoria é um ribeiro que transborda.
Provérbios 18:4